Olá Queridas!
Outro dia dei aqui algumas sugestões para surpreender seu amor no dia dos namorados. Hoje trago outra inspiração: que tal fazerem juntos uma receita de naked cake? Se não for romântico, pelo menos vai ser divertido!
O naked cake, bolo pelado, bolo nu ou ainda, bolo desconstruído é a última tendência em bolos de casamentos, batizados, aniversários, 15 anos e bodas. Combina muito bem com cerimônias informais e semi formais (para uma cerimônia mais formal, o bolo clássico ainda é a melhor opção).
O bolo desconstruído não cobertura, o que aguça vários dos sentidos. Ver o recheio escorrendo pelas laterais do bolo me fascina. Acho o naked cake super sexy. hehehe
Além disso não gosto de nenhum tipo de cobertura de bolos. Não sei qual acho pior: se é a de açúcar, a de manteiga ou a pasta americana. A de chocolate é a menos ruinzinha, mas deixa o bolo muito doce e enjoativo, portanto me atrai muito este bolo nu.
Depois de visitar várias receitas naked cake, peguei uma da Manoela Cesar do blog Colher de Chá Noivas, que parece fácil e gostosa:
MASSA
Ingredientes
8 ovos
4 xícaras de açúcar
4 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
2 colheres (bem cheias!) de manteiga
2 colheres de sopa de fermento em pó
Raspas de limão
Modo de Fazer
Bater as claras em neve (na batedeira é mais fácil). Quando atingir o ponto, adicionar as gemas e misturar. Em seguida, colocar o açúcar. Bater um pouco mais e incluir a farinha de trigo. Um segredo: separadamente, ferva o leite e jogue a manteiga ali dentro. Derrame esta mistura na massa e bata mais um pouco para misturar bem o leite na massa. Por último, acrescentar o fermento em pó e as raspas de limão.
Dispor esta massa em três assadeiras redondas (pequena, média e grande), com 30, 20 e 10 cm de diâmetro. Deixar assar por aproximadamente 20 minutos (em fogo médio, 250 graus).
RECHEIO
Ingredientes:
3 latas de leite condensado
Nozes e avelãs picadas
1/2 copo de chocolate colheres de sopa de chocolate
Modo de Fazer:
Levar ao fogo a manteiga com o leite condensado e mexer como se fosse fazer um brigadeiro. Em seguida, colocar o chocolate, as nozes e avelãs. Apagar o fogo um pouco antes de dar aquele ponto “que solta do fundo”, para uma consistência cremosa.
MONTAGEM
Retirar as massas de dentro das assadeiras. Dividir as massas grande e média horizontalmente, faca ou utensílio próprio, dando origem a duas “bolachas” idênticas de cada tamanho. Coloque a massa na base e comece a inserir o recheio entre as camada de massa, intercalando e deixando sobrar um pouquinho, para o recheio ficar aparente nas bordas.
Para finalizar, decorar com as frutas e uma camada de chantily.
Fotos: reprodução.