As regras de moda e estilo, até pouco tempo, atrás eram impostas pelo mercado e rígidas. Com as redes sociais, principalmente as que tem a imagem como seu ponto focal (Pinterest, insta e afins), as regras foram caindo em desuso. Isso se deve, principalmente, à divulgação das imagens da moda de rua e do street style.

Se antes, a moda era ditada a partir do que era ofertado no mercado, hoje quem dita a moda e cria novos modos de uso das peças de vestuário são os próprios usuários.

Com isso, a liberdade tomou conta do universo fashion. Não existe certo ou errado na moda ou no estilo próprio. Existe sim, ainda, uma palavrinha que deve guiar seu dress code chamada ADEQUAÇÃO. Como vivemos em sociedade, não só a nossa imagem, como também nosso comportamento devem ser adequadom a locais e situações.

Eu e a moda

Estou envolvida no mundo da moda desde que nasci. Minha mãe faz parte de uma família de costureiras e o coser está no nosso DNA. Na verdade, eu não gosto de costurar. hehehe Mas, amo acompanhar todo esse movimento e falar sobre o assunto. Desde o lançamento de novos tecidos até a forma como se pode usar a moda para valorizar a imagem.

Em 2003, fiz o curso de consultoria de imagem pessoal e aprendi muito sobre como definir o estilo. Porém, nessa época ainda eram impostas algumas regras ao vestir. Todas já caíram.

Regras de moda e estilo que não fazem mais sentido

1 – O sapato sempre deve combinar com a bolsa ou com o cinto. Na verdade, você pode usar os 3 diferentes desde que haja uma harmonia final no seu look. Lembrando que, nesse caso, você conta 3 acessórios diferentes. O ideal é usar de 5 a 7 acessórios, no máximo. Mais que isso, a imagem fica confusa.

2 – O sapato nunca deve ser mais claro que o look. Com a forte adesão aos sapatos nude (aqueles do tom de sua pele) e o branco, essa regra caiu totalmente por terra. Você pode usar o sapato como quiser. Lembrando que, se ele for da cor de sua calça ou saia, irá alongar sua silhueta. No entanto, se ele for da cor de sua pele também fará o mesmo efeito.

5 regras de moda e estilo que caíram por terra por Alessandra Faria

Agostinho Carrara era um gênio

3 – Misturar estampas é brega. Vocês se lembram do Agostinho Carrara em A Grande Família com seus looks nada básicos? Pois bem, sua imagem trazia um ar retrô e brega. A verdade é que ele era um gênio para misturar estampas. Todavia, suas estampas eram antigas, assim como o corte de suas calças e camisas. Total 70´s. O mix de estampas já é tendência há um bom tempo e sou fascinada por essa moda.

5 regras de moda e estilo que caíram por terra por Alessandra Faria

4 – Tênis só com looks esportivos: os tênis se tornaram peça chave no guarda roupas moderno. Eles foram tão bem aceitos que já montam looks para mais diversos estilos e ocasiões. Mas, lembre-se: eles sempre serão esportivos e trarão, além do conforto, esse ar despojado à produção.

5 regras de moda e estilo que caíram por terra por Alessandra Faria

5 – Esse look não é para você: sejam relacionadas ao formato de corpo ou idade da usuária, haviam regras rígidas que estipulavam quem podia ou não vestir determinadas peças ou tendências. Isso não existe mais. Tanto homens quanto mulheres são livres para usar e/ou vestir seus corpos como quiserem. O ponto aqui são duas palavras: mais uma vez ADEQUAÇÃO; e EQUILÍBRIO corporal. Use a moda de forma que esta lhe favoreça. A moda deve servir a você e não o contrário.

5 regras de moda e estilo que caíram por terra por Alessandra Faria

E aí, meninas, qual regra da moda vocês já quebraram? Deixem nos comentários.

Fotos: reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *