Olá Queridas!

Pensei muito antes de fazer este post sobre as manifestações de protesto no Brasil porque o blog não tem caráter político. Mas, ficar omissa neste momento seria hipocrisia de minha parte, pois sempre amei e o defendi, não só em época de copa ou de protesto, acreditando que poderíamos sair da obscuridade do terceiro mundo e virar uma grande potência.

protestos no brasil-bandeira-brasileira e-rosa-6666-1280x800

Passei minha infância e juventude ouvindo que o Brasil era o país do futuro. Agora que o futuro chegou é uma boa hora para o povo acreditar, mostrar sua garra e lutar por condições melhores de vida em um país está rico, mas é governado como se fosse pobre (ou podre).

Estou muito orgulhosa do nosso povo, pois os manifestos estão seguindo com o mínimo de violência e vandalismo realizados por pequenos grupos oportunistas que se infiltram no meio de pessoas de bem que querem apenas se fazer ouvir.

Apesar da mídia convencional continuar batendo na tecla de que os protestos são por causa do preço de passagem do transporte urbano, a questão vai muito mais além. O povo brasileiro se cansou de ver tanta corrupção sem fazer nada, de ver gastos absurdos para reformas nos estádios de futebol, massas falidas, e deixar de lado investimentos na saúde,  educação e segurança pública.

Imagens do protesto nas ruas de Belo Horizonte, 17/06/2013. Estamos vivendo a história.
Imagens do protesto nas ruas de Belo Horizonte, 17/06/2013. Estamos vivendo a história.

Transcrevo aqui um texto que peguei nas redes sociais (onde o movimento nasceu e ganhou força) que descreve exatamente o penso sobre os protestos no Brasil. Foi compartilhado como tradução de uma notícia veiculada na CNN Americana, mas não consegui comprovar a veracidade da fonte:

“O que REALMENTE está por trás das manifestações no Brasil?

Os protestos que vêm ocorrendo no Brasil vão além do aumento de R$ 0,20 na tarifa dos transportes públicos.
O Brasil está experimentando atualmente um colapso generalizado em sua infraestrutura. Há problemas com portos, aeroportos, transporte público, saúde e educação. O Brasil não é um país pobre e as taxas impostos são extremamente altas. Os brasileiros não veem razão para uma infraestrutura tão ruim quando há tanta riqueza tão altamente taxada. Nas capitais, as pessoas perdem até quatro horas por dia no tráfego, seja em automóveis ou no transporte público lotado que é realmente de baixíssima qualidade.
O governo brasileiro tem tomado medidas remediadoras para controlar a inflação apenas mexendo nas taxas e ainda não percebeu que o paradigma precisa compreender uma aproximação mais focada na infraestrutura. Ao mesmo tempo, o governo está reproduzindo em escala menor o que a Argentina fez há algum tempo atrás: evitando austeridade e proporcionando um aumento com base em interesses da taxa Selic, o que está levando à inflação alta e baixo crescimento.

Além do problema de infraestrutura, há vários escândalos de corrupção que permanecem sem julgamento, e os casos que estão sendo julgados tendem a terminar com a absolvição dos réus. O maior escândalo de corrupção da história do Brasil finalmente terminou com a condenação dos réus e agora o governo está tentando reverter o julgamento usando de manobras através de emendas constitucionais inacreditáveis: uma, o PEC 37, que aniquilará os poderes investigativos dos promotores do ministério público, delegando a responsabilidade da investigação inteiramente à Polícia Federal. Mais, outra proposta busca submeter as decisões da Suprema Corte Brasileira ao Congresso – uma completa violação dos três poderes.

Estas são, de fato, a revolta dos brasileiros.

Os protestos não são movimentos meramente isolados, unificados ou badernas de extrema esquerda, como parte da imprensa brasileira afirma. Não é uma rebelião adolescente. É o levante da porção mais intelectualizada da sociedade que deseja pôr fim a esses problemas brasileiros. A classe média jovem, que sempre se mostrou insatisfeita com o esquecimento político, agora “despertou” – na palavra dos manifestantes.”

O gigante acordou!

O que me preocupa neste momento é que o movimento siga sem diretrizes ou objetivos bem específicos, pois um movimento popular sem objetivo e sem liderança pode nos levar a lugar nenhum ou a algum lugar onde não gostaríamos de ir.

Se você quiser saber a verdade sobre os fatos, saia da frente da TV e vá para internet, onde as notícias ainda não são manipuladas (aqui e aqui).

Fotos: reprodução.