Os benefícios do colágeno hidrolisado vão muito além da aparência e saúde da pele e seus anexos cutâneos. Seu uso diário, inclusive é muito recomendando em dietas restritivas, na prevenção do envelhecimento precoce e no período da pré menopausa.

A pele é o maior órgão do corpo humano e é produzida por 75% de colágeno

Já se sabe que a pele é praticamente formada por colágeno. Essa “proteína
é composta por 3.000 aminoácidos dispostos em três correntes moleculares entrelaçadas, formando uma espécie de hélice tripla flexível e robusta
“. (fonte) O colágeno é produzido pelo organismo e a partir dos 25 anos (aproximadamente) sua produção começa a diminuir. No período pré menopausa e menopausa essa redução se acelera muito nos primeiros anos, chegando a 30% menos colágeno. Além disso, a mulher produz menos colágeno que os homens.

Existem nutrientes que ajudam a sintetizar e preservar o colágeno no organismo. Por isso, é fundamental fazer uma dieta balanceada, consumindo alimentos ricos em lisina, ômega 3, vitamina A, enxofre, licopeno e vitamina C.

Benefícios do colágeno hidrolisado na pré menopausa por Alessandra Faria

Para que serve o colágeno?

O colágeno, além de compor a pele, serve para formar as estruturas “moles” do corpo que garantem a sustentação e ligação dos músculos aos ossos. Ele está presente nos tendões e ligamentos e ainda sustenta os órgãos internos. Sua ausência causa flacidez na pele, unhas e cabelos fracos, opacos e quebradiços, dores nas articulações, fadiga excessiva, perda de massa muscular e consequentemente de massa óssea, imunidade baixa, problemas digestivos, lesões frequentes nos músculos, tendões e ligamentos.

O colágeno hidrolisado é um dos meus suplementos diários.

Além de se fazer uma dieta rica em proteína animal e em nutrientes citados acima, em muitas situações é importante se fazer a suplementação do colágeno.

A suplementação de colágeno na forma hidrolisada serve para estimular a produção de colágeno natural do corpo. Com isso, ocorre melhora na aparência da pele, evita-se o envelhecimento precoce, fortalecimento dos ossos, músculos, articulações, cabelos e unhas. O colágeno hidrolisado é um suplemento encontrado em pó ou cápsulas. Ele é feito basicamente a partir de ossos e cartilagem de animais, principalmente do gado.

Eu uso duas colheres que equivalem de 8 a 10 gr diárias diluídas em água. Também uso o ômega3 e um polivitamínico com vitamina C, consumidos juntamente. Pois, assim, o colágeno é melhor absorvido pelo organismo.

Observei um melhor aspecto da minha pele, melhora na fadiga excessiva, e aumento do tônus muscular. Esse é um suplemento não só de beleza, mas de saúde, principalmente.

Observação: quando se trata de nutrição, existem várias polêmicas. No caso do colágeno não é diferente. Há a ala dos que não acreditam nos benefícios de seu consumo e a ala dos que acreditam. O ideal é você procurar um profissional de sua confiança e buscar orientações sobre a melhor alimentação e suplementação para seu organismo e estilo de vida.

E vocês, fazem uso de algum suplemento? Qual?

Fotos: reprodução.

2 Replies to “Benefícios do colágeno hidrolisado na pré menopausa.”

  1. Sim, uso a linha Naara da Jeunesse! Colágeno e vida! 30% da proteína de nisso corpo e de colágeno. Como precisamos de 9grs /dia só com a alimentação na maioria das vezes não é insuficiente para repor. Porém tem que ficar atento à qualidade da hidrólise do colágeno. Quanto menor a molécula, melhor absorvido no organismo.

Comments are closed.