Ciclo vicioso do açúcar é comprovado e já sabido. Porém, pouco se fala sobre o assunto. Como “doce” é a minha perdição e o que mais me atrapalha quando tento fazer uma dieta, trago para todos nós esse artigo para debatermos.

No mundo atual, com tanta oferta de “delícias” aliada à correria das multitarefas, falta de organização do tempo e estresse, é difícil resistir às tentações gastronômicas. Além disso, nossos encontros sociais, geralmente são em volta de uma boa mesa. Não faltam doces, frutas, sucos, bolos, tortas, todos com grande quantidade de açúcar.

“Segundo a Dra. Bruna Marisa, pós graduada em Medicina Ortomolecular , com atuação na Medicina Esportiva, o açúcar comprovadamente causa dependência, exatamente como várias drogas que são consideradas muito mais nocivas. Além da dependência, o açúcar pode levar à compulsão alimentar e crise de abstinência.

Vício por açúcar pode causar dependência por alessandra faria

Ciclo vicioso do açúcar precisa tratamento

Pessoas viciadas em açúcar devem ser tratadas da mesma maneira que qualquer dependente químico. De acordo com a pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, os efeitos do açúcar no cérebro são parecidos com o mecanismo responsável pelo vício em cocaína.

Quando usamos a desculpa do “eu mereço” para atacar um doce com a falsa ilusão de que vai se sentir melhor, isso tem uma explicação: Vício em açúcar.

E tem mais. Este vício é tão grave que a sensação de arrependimento depois do consumo, por exemplo, pode ser pior do que como a pessoa se sentia antes de ingerir um doce. Diversos estudos constataram que esta compulsão pode ser considerada tão séria e tão forte quanto a do alcoolismo e do tabagismo.

O açúcar e a ilusão de felicidade

Às vezes temos vontade de ingerir açúcar pra aliviar as sensações de angústia, tristeza, problemas. As mulheres sentem mais vontade de consumir açúcar no período pré-menstrual e a maioria usa a desculpa de estar comemorando algo.  Afinal, doces têm a capacidade de nos fazer sentir mais felizes.

Estudos recentes provaram que os humanos são programados desde a infância a desejar o sabor doce. Lembra de quando você era pequeno e sua mãe compensava uma boa ação com um doce e até mesmo nos consultórios médicos era comum ganhar um doce se não chorássemos depois de uma injeção? Pois é. E, uma vez que o corpo experimenta a recompensa açucarada, não leva muito tempo para se viciar. Na verdade, o vício surge já no nascimento, pois o leite materno é extremamente doce, fazendo com que o recém-nascido comece a reconhecer o prazer de ingerir alimentos adocicados.

A compulsão surge porque após ingerir uma guloseima, por exemplo, o cérebro libera opioides, que são substâncias químicas naturais que dão a sensação de imenso prazer. Ao reconhecer esta sensação boa, o cérebro começa a pedir mais e mais opioides e, consequentemente, mais açúcar.

Os cientistas já até identificaram as áreas do cérebro que são ativadas pela compulsão açucarada e descobriram que são as mesmas áreas ativadas no vício em drogas, o que prova a real capacidade viciante do açúcar, mas vamos ver mais a fundo.

Como funciona o processo vicioso do açúcar

Quando ingerimos doces, o açúcar entra no sistema sanguíneo, elevando os níveis de glicose e estimulando o pâncreas a produzir e liberar um hormônio chamado insulina, que converte a glicose em energia e em estoques de gordura. Mas além de cáries e obesidade, os doces também são ligados a outras doenças sérias, como a depressão do sistema imunológico, a diabetes e as alterações de humor.

No cérebro, há a liberação dos opioides e há estudos que mostram que a compulsão açucarada produz no órgão o mesmo efeito químico da heroína e da morfina e o corpo “aprende” a pedir mais e mais açúcar para conseguir o efeito prazeroso que ele produz no organismo. Para provar esta teoria, os cientistas deram remédios que bloqueavam os receptores de opioides no cérebro e os voluntários que participavam da pesquisa sentiram muito menos vontade e interesse em consumir doces.

Pesquisadores das universidades de Princeton e Minnesota, nos Estados Unidos, realizaram testes que mostraram que o vício em açúcar leva à compulsão e à síndrome de abstinência. Em humanos, imagens cerebrais mostraram que a imagem de um sorvete em pacientes normais gera a mesma sensação prazerosa no cérebro que imagens de um cachimbo de crack para um viciado.

O açúcar está presente em diversos alimentos do dia a dia, como katchup, sucos, refrigerantes, pães, cereais etc, e não acrescenta nada ao organismo a não ser energia, pois não tem fibras, minerais ou antioxidantes. 

Como fugir da tentação do açúcar

Eliminar os carboidratos da dieta é mais complicado, mas há como reduzir sua ingestão ao evitar alimentos industrializados – em especial a farinha branca. É necessário beber mais água, porque o cérebro confunde desidratação com fome. Ingerir mais proteínas porque elas garantem saciedade por mais tempo e ajudam a resistir à vontade de comer um docinho. Também é fundamental abrir mão da sobremesa por três semanas para readaptar o paladar e diminuir a compulsão; e por fim, resista ao impulso de comer porque está nervoso, por habito ou por estar à toa, feliz ou triste.

Comida é alimento e precisamos tentar desvincula-la da fonte de prazer para não tornar isso um habito! Só uma exceção.”

Essa pauta foi enviada por Melo Assessoria.

Espero que tenham gostado. Me digam se vocês são viciadas em açúcar. Eu sou e sempre tento me controlar. É fundamental prestar atenção ao que se come e planejar a alimentação da semana. Em selfie service, observar o que se coloca no prato.

Fotos reprodução.

2 Replies to “Ciclo vicioso do açúcar!”

  1. Açucar é energia! só que o povo não se contenta e se esbalda. Viva uma macarronada com coca-cola

Comments are closed.