Durante os últimos 7 anos, a frente da disciplina de Imagem Pessoal e Maquiagem no curso de Estética da Newton Paiva, tive contato com mais de 550 mulheres, fora as minhas outras alunas e clientes.
Pude observar que a maioria das mulheres, principalmente as mais jovens não gostam de usar batom, pois acham o produto pesado e que chama muita atenção para os lábios.
É uma geração que não gosta de evidenciar a boca (não descobri o porquê disso).
Essa geração prefere o uso do gloss ou brilho labial.
As usuárias afirmam que desta forma os lábios ficam discretos, invisíveis.
Pois bem, vamos esclarecer os fatos:
O batom é um dos cosméticos decorativos mais antigos utilizados pelo homem. Existem registros de seu uso no Antigo Egito, quando as mulheres utilizavam derivados de ferro, chumbo, materiais minerais, vegetais e animais para formulação de cosméticos.
Max Factor, o maior maquiador das décadas de 20 a 40, auge do cinema americano, foi quem criou o batom em forma de bastão, como é conhecido hoje.
O batom tem como objetivo dar cor, forma e volume aos lábios.
Com o desenvolvimento da tecnologia cosmética, o batom contemporâneo também tem funções de proteção solar, hidratação, proteção ao envelhecimento da mucosa labial, entre outras.
Sua fórmula atual pode conter pigmentos e corantes numa base formada pela mistura de óleos vegetais e minerais, gorduras e ceras. Podendo conter ainda, ingredientes hidratantes, protetores solares, nutrientes, anti-radicais livres, vitaminas, entre outros.

O lip gloss ou brilho labial, também foi criado por Max Factor em 1930, sempre pensando na maquiagem cinematográfica, com o objetivo de dar volume e brilho aos lábios, resultando um efeito molhado.

Sua formulação pode conter óleos vegetais e minerais, gorduras, ceras e ingredientes hidratantes, protetores solares, entre outros.
O gloss ou brilho labial não tem o poder de coloração, hidratação e fixação como o do batom. Sendo necessário sua reaplicação várias vezes ao dia para garantir seu efeito. O gloss também costuma escorrer para fora da mucosa labial e quando utilizado em excesso dá um efeito de lábios engordurados e lambusados.

Particularmente, não uso gloss em mim, porque acho que ele resseca meus lábios e também não uso nas minhas maquiagens devido a sua baixa fixação.

Para quem acha que lábios com gloss são discretos, é um grande engano. O gloss chama a atenção para os mesmos, além de aumentar seu volume e deixá-los super sedutores devido ao brilho e aspecto molhado que proporciona.

Se você gosta de lábios discretos, opte por um batom cor de boca ou nude opaco, sua maquiagem vai ficar mais bonita e elegante.

Os batons rosas são meus preferidos! Dão uma jovialidade e alegria à maquiagem e ficam bem para todas as pessoas: dos cores de boca ao pink, dos lilases aos corais. Tudo dependerá do tom de pele da usuária: pele quente, rosa quente (mais coral ou alaranjado) e pele fria, rosa frio (lilás ou rosa puro).
Os batons uva, roxo e lilás intenso, são ousados e dramáticos. Ficam melhores em pessoas de pele clara ou negra, ambas frias.
Os batons marrons e cobres são chiquérrimos! Em mulheres de pele clara deixam a imagem séria, austera e mais velha. Ficam ótimos para morenas de pele quente e negras.

Os vermelhos do puro ao vinho, passando pelos alaranjados, são lindos, sexys e chiques. Deixam qualquer mulher DIVA. Observe o tom da pele: pele fria, vermelho puro, rosado ou vinho; pele quente, vermelho puro ou alaranjado; pele negra, vermelho vinho intenso.

E agora? Batom ou gloss? A escolha é sua.

One Reply to “Batom ou gloss? A escolha é sua!”

Comments are closed.