A onde de calor em MG atinge 90% das cidades, incluindo a capital Belo Horizonte. Segundo o Instituto de Meteorologia, Minas Gerais concentrará as maiores temperaturas proporcionais, sendo que o calor deve continuar até quinta-feira, 28/09/23. Em Belo Horizonte, na segunda 25/09 as temperaturas chegaram a 38,6º, a mais alta desde 1910, quando se iniciaram as medições. (fonte) Mas, a sensação térmica foi muito maior, uma vez que não havia vento.
Com as altas temperaturas e a baixa umidade do ar, existe um risco grande para saúde da população, principalmente para idosos e crianças. Por isso, devem-se tomar algumas medidas e precauções para evitar desidratação e outros problemas. Vale ressaltar aqui que, no caso de idosos, a desidratação acarreta desorientação, queda e até quadros de demência, colocando-os ainda mais em risco.

Cuidados com a saúde durante a onda de calor
Para ajudar nesse momento crítico, separei algumas atitudes que podem prevenir desidratação e outros problemas como diarreia, desmaios:
1. Hidratação é a chave:
- Beba muita água durante o dia para evitar a desidratação. Lembre-se que a ingestão de água em dias mais quentes deve ser intensificada. Sucos naturais e água de coco também são bem vindos, mas não devem substituir a água.
- Evite bebidas com açúcar como sucos industrializados, refrigerantes, além de cafeína e álcool. Pois, podem aumentar a desidratação.
2. Mantenha-se fresco:
- Evite atividades ao ar livre nos horários mais quentes do dia, geralmente entre 9h e 16h.
- Use roupas leves, de preferência de cores claras e tecidos naturais. Proteja-se com um chapéu e óculos de sol quando sair à rua.
- Se possível, use a piscina (fora dos horários de calor intenso), banho de mangueira ou até mesmo um banho frio para refrescar o corpo.
3. Utilize protetor solar:
- A exposição excessiva ao sol pode causar queimaduras graves e aumentar o risco de câncer de pele. Use protetor solar com fator de proteção adequado.
4. Mantenha sua casa fresca durante a onda de calor:
- Use cortinas e persianas para bloquear a luz solar direta e manter a casa mais fresca.
- Se possível, use ventiladores ou ar condicionado para reduzir a temperatura interna.
- Utilize vaporizadores frios para umidificar os ambientes. Se não tiver, pode-se usar vasilhas com água ou toalhas molhadas, principalmente à noite.

5. Evite exercícios intensos:
- Opte por atividades físicas mais leves durante as ondas de calor, como caminhadas noturnas, hidroginástica ou natação em piscinas.
6. Coma alimentos leves:
- Refeições pesadas podem tornar o calor mais desconfortável. Prefira alimentos leves, como saladas, frutas e legumes frescos, carnes magras e de fácil digestão. Prefira comidas frescas, feitas em casa. Evite processados, industrializados, comidas fora de casa, excesso de sal e temperos muito quentes.
- Os sorvetes ou picolés caseiros, de preferência, sem açúcar estão liberados.

7. Preste atenção aos sintomas de superaquecimento:
- Fique atento a sinais de tontura, náusea, batimentos cardíacos acelerados e pele vermelha. Se sentir esses sintomas, procure um local fresco imediatamente e/ou orientação médica.
- Mantenha um olhar atento sobre crianças, idosos e pessoas com condições médicas. Isso porque, estes são mais sensíveis ao calor extremo. No caso de idosos, a desidratação causa, além da desorientação, febre e outros sintomas. Qualquer alteração física ou mental do idoso deve ser informada ao médico que o acompanha.
8. Cuidados com os animais de estimação:
- Nunca deixe seus animais de estimação dentro de um carro, principalmente estacionado sob ou sol, porque a temperatura interna pode aumentar rapidamente, colocando a vida deles em risco.
- Cuidado com suas patinhas no asfalto quente. Se possível use sapatinhos ou deixe o passeio para o período da noite.
- Ofereça bastante água para seu pet, trocando-a mais vezes ao dia. Visto que, a alta temperatura deixa a água do potinho quente rapidamente. Coloque água em mais pontos da casa para estimular o consumo e coloque gelo no compartimento de água ou água gelada.

10. Kit de primeiros socorros para onda de calor:
- Ao sair de casa leve sempre uma garrafa de água gelada consigo.
- Tenha um kit de emergência com água, alimentos não perecíveis, lanternas e itens de primeiros socorros em caso de cortes de energia ou emergências relacionadas ao calor.
Em resumo, enfrentar uma onda de calor no Brasil requer precaução e cuidados com a saúde. Mantenha-se hidratado, evite a exposição ao sol direto e proteja-se. Esteja ciente dos sintomas de superaquecimento e, acima de tudo, cuide de si mesmo e dos outros durante esses períodos de clima extremo. Com os cuidados adequados, você pode aproveitar o verão brasileiro com segurança e conforto.
Todas as imagens, incluindo capa: Depositphotos.