A máscara feita com lenço ou outros tecidos tem sido uma opção de se fazer o EPI em casa, em tempos de pandemia.

Com a escassez e os preços elevados da máscara de proteção descartável, as pessoas tem liberado a criatividade para se adaptar à situação atual. Apesar de não se saber muito sobre o vírus, a recomendação ainda é de se usar máscara quando tiver de sair de casa.

A máscara de proteção feita com lenço de Olívia Palermo, por Alessandra Faria

Máscaras caseiras ganharam o mercado

As máscaras caseiras logo se tornaram uma opção mais barata e sustentável desse item de proteção contra o Covid19. E, apesar de não romantizar a pandemia, esse EPI ganhou um ar um pouco fashion. Em alguns casos, até divertido. Na verdade, foi uma forma do mercado de moda tentar se manter vivo em plena quarentena.

A máscara de proteção feita com lenço de Olívia Palermo, por Alessandra Faria

Máscara feia com lenço une estilo e sustentabilidade

Por falar em moda, estilo e sustentabilidade, trouxe para vocês algumas inspirações de como usar o lenço como máscara de proteção.

Antes, preciso frisar que não é possível aqui ser analisada a eficácia do lenço como proteção à transmissão do coronavírus. Afinal, somente um profissional da área para nos falar sobre isso.

A máscara feita com lenço de seda de Olívia Palermo, por Alessandra Faria

Mas, no meu artigo anterior sobre máscara – aqui, consegui algumas informações sobre a eficácia dos tecidos. De acordo com a pesquisa citada no referido artigo, os melhores tecidos para máscaras caseiras são os de trama fechada como seda, algodão, poliéster (que nem é tecido, é material sintético). Onde que quero chegar com isso? Os lenços geralmente são feitos em seda ou poliéster. Já as bandanas são feitas em algodão. Amarrando-se o lenço no rosto como o zorro ou bandido de faroeste antigo, teremos um tecido duplo, certo? Portanto, podemos tirar nossas conclusões.

A máscara feita com lenço de Olívia Palermo, por Alessandra Faria

Olívia Palermo e suas máscaras de lenço

Ninguém melhor que Olívia Palermo para nos mostrar como combinar sua máscara feita com lenço com seus looks. O lenço, geralmente é um acessório que todas temos no armário. Em estampas e cores diferentes eles dão muito charme ao look. E por que não usá-los como máscara??? Deixando a produção super estilosa, com informação de moda e muita personalidade.

Lembrando que o uso de sua máscara de tecido ou lenço deve seguir as recomendações de uso e de higiene da OMS.

Ao longo do artigo, postei várias imagens de Olívia com lenços diversos. Ela opta por estampas clássicas e em tons neutros. Dessa forma o mix de estampa fica delicado e muito elegante.

Fotos: reprodução.

P.S. Vocês observaram que ela está sempre com o cachorrinho?