Diabetes x covid19 é uma relação que tem se apresentado em boa parte dos pacientes atingidos pela pandemia que ficam em estado grave. Por isso pessoas diabéticas entram automaticamente no grupo de risco.

Ninguém melhor que um profissional para falar um pouco sobre essa relação. Por isso, trouxe hoje o artigo da minha médica Dra. Bruna Marisa para esclarecer melhor o assunto.

Diabetes no Brasil

“Hoje, mais de 13 milhões de pessoas convivem com a diabetes no Brasil. Isto representa, segundo a Associação Brasileira de Diabetes, 6,9% da população brasileira.

Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes, em novembro de 2019, 46% dos brasileiros entre 20 e 79 apresentaram diabetes. Ainda prevê que até 2045, o Brasil terá 26 milhões de pessoas diagnosticadas com a doença.

Outro fator a ser considerado é que as estatísticas mundiais mostram que 10% da população com diabetes apresenta o tipo 1 (diabetes da criança) e 90% apresenta o tipo 2 (diabetes do adulto). Nos últimos anos, com o aumento de casos de obesidade em adolescentes, cresce o número de portadores de diabetes tipo 2 nessa faixa etária.

O diabetes não tem cura, mas tem controle. Com um diagnóstico precoce, o paciente pode até reverter a situação, diz a Dra. Bruna Marisa.

Dito isso, podemos então partir para outro fator e este diz respeito de como o diabético reage à infecções virais. Com a glicose em alta, a imunidade da pessoa diminui muito. O risco de complicações de uma infecção tornam-se então o principal fator que coloca os diabéticos no grupo de risco para o COVID-19.

diabetes x covid19 relação perigosa apresentada nos pacientes mais graves da infecção por coronavírus por Alessandra Faria

Diabetes x covid19: o que temer

Estudos recentes mostraram que 22,2% a 26,9% dos pacientes hospitalizados por COVID-19 relataram viver com diabetes.

Para pessoas com diabetes tipo 2 com a glicose não controlada, o risco de uma infecção e morte devido à baixa imunidade e outras complicações como falência dos órgãos, complicações cardiovasculares e prejuízos nos rins, pés e na vista, por exemplo, é ainda maior.

Segundo informações da Associação Americana de Endocrinologistas Clínicos (AACE), os cuidados devem ser redobrados para os portadores de diabetes tipo 1, que não podem beber líquidos ou que estejam perdendo líquidos devido a sintomas virais, como diarreia e vômitos. Estas pessoas não poderão regular a glicose e não poderão limpar a glicose ou cetonas pela urina. Nestes casos, as complicações podem ser fatais.

Atenção na dieta alimentar durante a covid19

Dra Bruna Marisa, explica que durante este período de pandemia o paciente diabético deve manter sua dieta da melhor maneira  possível. Deve, ainda, se consultar com  seu médico para ouvir dele orientações específicas para o seu caso. Vale lembrar aqui que a telemedicina foi liberada e as consultas podem ser feitas de forma remota. O paciente também deve se esforçar para sustentar o controle dos níveis de glicose. Continuar com a administração de todos os medicamentos prescritos, a fim de garantir o bom funcionamento do sistema imunológico.

Ela lembra que a obesidade é também um grande fator de risco, pois diante de qualquer quadro viral precisará de um sistema imunológico competente.

Diabéticos devem reforçar os cuidados com prevenção ao coronavírus 19

Resumindo, além de todas as precauções específicas do COVID-19, já conhecidas pela população, é de suma importância que os indivíduos diabéticos sigam as orientações de prevenção dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Organização Mundial da Saúde (OMS),  endocrinologistas e/ ou prestadores de cuidados de saúde.”

A Dra Bruna Marisa é médica, atua na área de Medicina Esportiva, Ortomolecular e é Especialista em Emagrecimento. Ela tem me acompanhado no processo de perda de gordura corporal.

Fotos reprodução.