A felicidade durante a pandemia, meio a uma colisão de crises e insatisfações, é possível?

Não há quem não esteja passando por dificuldades sejam financeiras, psicológicas ou emocionais. São incertezas, medos, inseguranças com o futuro.

Mas, será que no meio disso tudo, podemos encontrar a felicidade?

Segundo a especialista em Inteligência Comportamental, Heloísa Capelas, é possível encontrar a felicidade enquanto tudo parece estar fora do lugar. No seu livro “O Mapa da Felicidade”, Capelas afirma que a felicidade independe de fatos e de pessoas. Pois, ela começa do lado de dentro, não do lado de fora. “É possível – e necessário – que você seja feliz, mesmo que em pequenas doses, em meio a tudo o que está acontecendo”. – recomenda a autora.

Será que você também tem adiado sua felicidade para quando esse momento passar? Se sim, pare e pense no que está ao seu alcance nesse instante e busque para si alguns momentos de satisfação.

Pequenas doses de felicidade em meio ao caos.

Às vezes, é possível ganhar uma pequena perspectiva em sua vida lendo apenas algumas palavras sábias. Esses pensamentos podem ter sido expressos em tempos remotos, provando que a busca da felicidade
é atemporal.

Abaixo estão algumas citações felizes e afirmações positivas que podem te ajudar a entender o verdadeiro significado da felicidade.

A felicidade durante a pandemia é possível? - por Alessandra Faria

A felicidade está dentro.

Precisamos aprender a querer o que temos, a não ter o que queremos, a fim de obter uma felicidade estável e constante.” – Dalai Lama (84 anos), atual líder espiritual tibetano.

Felicidade é quando o que você pensa, o que diz e o que faz está em harmonia.” – Mahatma Gandhi (1869-1948), principal líder pacifista da Índia.

Nós somos o que nossos pensamentos nos fizeram; então cuide do que você pensa. As palavras são secundárias. Os pensamentos vivem; eles viajam para longe.” – Swami Vivekananda (1863-1902), monge hindu que levou o hinduísmo ao status de uma das principais religiões do mundo. Foi também responsável pela introdução do Vedanta e do Yoga no Ocidente.

Os homens sempre esquecem que a felicidade humana é uma disposição da mente e não uma condição das circunstâncias.” – John Locke (1632-1704), filósofo britânico, considerado o pai do Liberalismo.

Ação pode não trazer felicidade, mas não há felicidade sem ação.” – William James (1842-1910), filósofo e psicólogo norte-americano.

A felicidade está no “menos”.

Aprendi a buscar minha felicidade limitando meus desejos, em vez de tentar satisfazê-los.” – John Stuart Mill (1806-1873), filósofo e economista britânico.

O segredo da felicidade não é encontrado na busca por mais, mas sim desenvolvendo a capacidade para desfrutar com menos“. Socrates (399 a.C.), filósofo grego, considerado um dos patronos da filosofia ocidental.

Se você está deprimido, está vivendo no passado. Se você está ansioso, está vivendo no futuro. Se você está em paz, está vivendo no presente.” – Lao Tzu (531 a.C.), filófofo e escritor chinês, fundador do taoísmo, uma das religiões mais antigas e importantes da China.

A felicidade é como uma borboleta; quanto mais você a persegue, mais ela o ilude, mas se você voltar sua atenção para outras coisas, ela virá e sentará suavemente em seu ombro.” – Henry David Thoreau (1817-1862), escritor, naturalista, historiador e transcendentalista norte-americano.

A felicidade está no desapego.

Felicidade, para mim, significa sentir-se completo, inteiro, adequado às circunstâncias e àquilo que estamos fazendo. No budismo falamos de Nirvana, um estado de paz e tranquilidade que alcançamos com a sabedoria.” Monja Coen (72 anos), budista, escritora e líder espiritual brasileira. Ela é Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista no Brasil e missionária oficial da tradição japonesa Soto Shu.

Permanecer resiliente e otimista pode ser um desafio nesse momento, mas, esses filósofos e pensadores podem ajudar a encontrar esperança e significado quando você mais precisa. Mantenha essas frases por perto e leia-as sempre que estiver procurando uma dose de perspectiva ou propósito para sua vida.

A felicidade durante a pandemia é possível? - por Alessandra Faria

Esse é um momento de grande aprendizado. Espero que tenham um ótimo fim de semana.

Fotos: reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *