Como limpar óculos em tempos de pandemia de covid19? Na verdade, da mesma forma que fora dela. Porém deve-se mudar a frequência e deixar de lado o famoso paninho do estojo.

Mas, você sabe como limpar óculos corretamente?

Levando-se em consideração que uma das formas de contaminação de Covid19 é pelos olhos, deve-se tomar um cuidado maior com a limpeza dos óculos. Principalmente os óculos de grau e os óculos de sol usados no dia a dia.

Procurei informação para vocês, ou melhor, para nós sobre a frequência adequada para limpar os óculos antes da pandemia. Todavia, não encontrei uma informação mais exata. Eu mesma, só limpo os meus quando já estão sujos. Sabemos que isso não é o ideal.

Durante a pandemia de covid19, o ideal é limpar mais vezes.

O ideal seria mesmo limpar os óculos sempre que lavar as mãos ou pelo menos 3 a 4 x ao dia, segundo alguns oftalmologistas. Não sendo possível, pelo menos uma vez ao dia.

Aquele velho hábito de limpar com o “paninho” do estojo ou em outros tecidos, deve ser esquecido nesse momento. Isso porque esses produtos podem estar contaminados. (Fora do período de pandemia, além de limpar os óculos, deve-se lavar o pano óptico também.)

Existem produtos próprios para limpeza dos óculos que são vendidos em óticas. Eles podem ser utilizados, desde que com tecidos ou lenços descartáveis. Vale aqui uma ressalva: verifique com seu médico se o produto que você usa é eficaz e realmente desinfeta.

O álcool em gel ou produtos à base de álcool não são as melhores opões, pois podem ressecar as lentes, a armação e suas delicadas “ferragens”. Como proceder então?

Como limpar óculos de grau e de sol em tempos de covid19 por Alessandra Faria

Lavar os óculos com água e sabão neutro é a melhor opção

Antes de começar a limpeza dos seus óculos, lave bem as mãos (e use álcool em gel). Depois, proceda da seguinte forma:

  • Coloque detergente ou sabão líquido neutro nas lentes frente a atrás. Molhe em água corrente e esfregue delicadamente os dedos com a lente no meio deles. Lembre-se de lavar bem o encontro das lentes com a armação. Lave bem a parte dos óculos que se apoiam na ponte do nariz. (Essa área pode conter acúmulo de maquiagem, filtro solar ou hidrante. Estes produtos podem ressecar a armação.).
  • Enxague bem em água corrente.
  • Enxugue com lenços de papel ou toalha de papel, delicadamente, incluindo hastes e ferragens.
  • Higienize o estojo dos seus óculos com álcool em gel 70%.

Observação: Existem lenços umedecidos próprios para limpeza de lentes, sejam de óculos, celulares ou câmeras fotográficas. Porém, eles não são capazes de esterilizar os equipamentos.

Falando em óculos, tenho uma ótica dica para vocês: a Extra Óticas de Guarulhos/SP, vocês encontram profissionais treinados para auxiliar na escolha de seus óculos de grau, lentes ou óculos de sol´, de acordo com seu formato de rosto, estilo e necessidades. Eles possuem laboratório próprio, por isso oferecem maior qualidade e agilidade na entrega do produto. Contam ainda com uma grande variedade de modelos e marcas. Tem mais, o grande diferencial da empresa é que eles contam com financiamento próprio, sem burocracia. Visitem a Extra Óticas de Guarulhos.

Fotos: reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *