Você sabe o que é sérum e quando deve ser usado? Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre esse cosmético que mais ganha espaço no mercado de beleza.

Eu já havia falado sobre algumas formulações de veículos aqui no blog como emulsão, loção e creme. Mas, agora chegou a hora desse produto que conquistou o público do skin care. Hoje, o sérum é um dos produtos preferidos pelas brasileiras.

O que é sérum e para que serve?, por Alessandra Faria

O que é sérum?

A palavra sérum vem do francês e significa soro. O serum é um veículo que tem como principal característica a fluidez. Por isso, geralmente é um produto aquoso ou levemente gelatinoso de fácil espalhabilidade e absorção. Sua fórmula líquida e leve se adapta bem à qualquer tipo de pele. Por isso, se tornou um queridinho das brasileiras

Para que serve o “sérum”?

O sérum pode ser altamente rico em princípios ativos. Por isso, ele pode ter várias utilidades como, por exemplo para carrear vitamina C, ácido hialurônico, vitamina E. O veículo pode ser utilizado, por exemplo, para princípios antissinais, prevenindo o envelhecimento precoce, para amenizar manchas e melasmas, para uniformizar a pele, para primer pré-maquiagem…

O que é sérum e para que serve?, por Alessandra Faria

Como usar formulações à base de sérum?

Como em qualquer outro skin care, comece fazendo a limpeza adequada da pele. Limpe, tonifique e, se for o caso, hidrate. Escolha o sérum de acordo com a necessidade da pele. Eu gosto de vitamina C, ácido hialurônico e outros princípios que sejam antioxidantes. Pois, são os melhores para prevenir o envelhecimento e amenizar linhas finas e leves manchas. Aplique o produto e espere alguns minutos até sua absorção. Em seguida aplique o protetor solar de sua preferência.

Posso me maquiar depois?

Não só pode como deve. Se você tiver uma boa base com FPS de 30 ou acima, pode aplicar a base sobre o sérum. Caso contrário, aplique sua base sobre o protetor solar. Lembrando que a tecnologia cosmética e altamente desenvolvida. Por isso, você pode usar um protetor colorido de boa cobertura ou usar um protetor em pó para selar sua base. Esse segundo ainda por ser utilizado para retoque da proteção/maquiagem. Fantástico, concorda?

Fotos: Site Ada-Tina.