Olá Queridas!

A semana de moda de São Paulo – SPFW inverno 2014 aconteceu na semana passada, entre os dias 27/20 a 01/11.

Como é de costume, fiz um apanhado do que foi mostrado nos desfiles e trago para vocês quais serão as tendências para a próxima estação da moda (a moda é sempre adiantada, já que a próxima estação climática, é o verão).

Continuando o processo de permanecer com as tendências por mais de uma estação, a SPFW inverno 2014 não trouxe nada de muito incomum, inédito ou que ainda não tenha sido explorado. A moda vive um momento muito democrático, permissivo, tolerante, consciente, mas pouco criativo. O lado bom é que podemos ter peças da moda com maior vida útil no armário, o lado ruim é que dá um pouco de tédio e preguicinha de acompanhar as tendências, pois estas ficam meio massantes já que são repetitivas.

Mix de estampas. Patrícia Mota, assim como outros estilistas, explorou a mistura de estampas em sua coleção. Aqui a estampa é feita com corte a laser no couro.

Patricia Motta

Metalizado: nem sei mais há quantas estações o metalizado está na moda.

desfile-reinaldolourenco-spfw-inv2014-12
Reinaldo Lourenç explorou o metalizado fazendo mistura de texturas. Trend que não pode falta no inverno.

Desenhos geométricos, gráficos e étnicos também continuarão em alta. Mas, desta vez em trabalhos de recortes e sobreposições em tecidos.

desfile-reinaldolourenco-spfw-inv2014-20
Reinaldo Lourenço – SPFW inverno 2014.

Couro, couro e mais couro. Couro ecológico, sintético ou metalizado, materiais que estarão dominando as ruas no inverno de 2014.

Animale SPFW Inverno 2014.
Animale SPFW Inverno 2014.

desfile-vitorino-campos-spfw-inverno2013-9

Peças bicolores com recortes específicos que alongam, emagrecem e valorizam as curvas.

Animale SPFW inverno 2014.
Animale SPFW inverno 2014.

desfile-julianajabour-spfw-inv2014-24 (1)

Transparência em recortes e aplicações de tule, renda, organza, entre outros materiais, fazendo desenhos geométricos, gráficos, arabescos, entre outros.

desfile-reinaldolourenco-spfw-inv2014-25

desfile-julianajabour-spfw-inv2014-1

 

Os tecidos foram variados e explorados em mistura de texturas tipo hi-lo, como cetim mais pelo, moletom mais tule. Destaque para os materiais inusitados que deram um efeito muito bacana na passarela como a ráfia e o feltro.

Fórum SPFW inverno 2014.
Fórum SPFW inverno 2014.
Vitorino Campos SPFW inverno 2014.
Vitorino Campos SPFW inverno 2014.

A cartela de cores traz o pretinho básico de sempre, seu parceiro inseparável, o branco, os tons terrosos típicos da estação, com destaque para o ocre, tons variados de cinza, vinho profundo.

A modelagem está ampla e geométrica, longelínea, com curvas pouco definidas.

Bem estas foram as tendências. Lembre-se que moda, tendência é oferta e não lei, portanto, ninguém é obrigado a usar o que estará nas vitrines a não ser que faça parte do seu estilo, sua personalidade.

Fotos: portal FFW.