A viagem regional gastronômica da Sexta Gourmet passa hoje pelo estado de Goiás e traz sua receita típica de arroz com pequi. Este post é em homenagem ao meu tio Edimundo que, apesar de mineiro, fixou residência na cidade de Goiânia.

A receita gourmet de arroz com pequi é polêmica, pois o fruto também é do tipo ame ou odeie, como foi a receita da semana passada. Acho que isso é comum numa viagem regional gastronômica já que os ingredientes são muito típicos de determinadas regiões e desconhecidos de outras.

O pequi também é muito comum no interior de Minas, principalmente na região de Pompéu, cidade dos meus avós e de toda minha família. Portanto, também amo esta receita.

Para quem não conhece, o pequi é um fruto encontrado no nordeste, Mato Grosso, norte de Minas e Goiás, que possui uma massa amarela por fora e um caroço dotado de espinhos na parte interna. Para comê-lo deve-se roer a parte amarela sem cravar os dentes. Os espinhos do pequi são muito finos e pequenos, difíceis de tirar. Crianças menores de 7 anos devem comer a massa já retirada do fruto.  O pequi é rico em ácidos graxos e tem ação antioxidante entre outras.

arroz com pequi gourmet

Arroz com pequi

Ingredientes:

5 pequis bem amarelos, lavados
4 colheres (sopa) de óleo
2 dentes de alho amassados
1 cebola grande picada
2 xícaras de arroz lavado e escorrido
4 xícaras de água quente
Sal e pimenta-de-cheiro ou pimenta malagueta fresca, picada a gosto
1 colher (sopa) de cheiro verde picado.

Modo de Preparo:
Tire a casca dos pequis, coloque-os em uma panela, junte óleo, alho, cebola, leve ao fogo brando e refogue mexendo sempre, até a cebola e o alho ficarem dourados.
Acrescente arroz, frite um pouco, junte água, tempere com sal, cozinhe até o arroz ficar macio e a água secar, junte pimenta a gosto e misture delicadamente.
Tire do fogo, polvilhe com cheiro verde, mais um pouco de pimenta e leve à mesa.

Na minha família as cozinheiras de plantão (minha mãe, entre outras), incrementam a receita com uns “tropicões” como carne de sol ou frango, linguiça paio, bacon. Pode ser um pouco de todos juntos ou um deles, o que você tiver em casa.

Se você perdeu a última receita da Sexta Gourmet Viagem Regional Gastronômica, clique aqui.

Foto: reprodução.