Olá queridas!

Minha convidada para esta coluna gourmet, a Gabi, não poderá mais continuar contribuindo com o blog. Portanto, a partir de hoje vou assumir a coluna até terminarmos a Viagem Regional Gastronômica pelos estados brasileiros. Não sei se vou conduzi-la tão bem quanto ela, já que tenho pouquíssinos ou nenhum dote culinário. hehehe

A receita gourmet de hoje é típica do estado da Bahia e leva um ingrediente do tipo ame ou odeie: o camarão. Eu amo de paixão, por isso a escolhi, além de ter achado fácil de fazer. Aliás, esta é uma característica que faço questão de manter na coluna, a facilidade e praticidade das receitas. Pois, a intenção é inspirar as pessoas e incentivar o “cozer” para família.

Além do camarão, a receita leva o azeite de dendê, marca registrada da culinária bahiana. Porém, este óleo é bem forte para quem não é acostumado com sua ingestão. Eu mesma já passei muito mal por causa dele. A sugestão é retirá-lo da receita ou trocá-lo por um pouco de óleo de coco. Lembrando que a troca irá alterar o sabor final do prato.

gourmet

Moqueca de camarão

Ingredientes:

1Kg de camarão médio sem casca
2 dentes de alho
4 tomates picados
2 cebolas grandes picadas
1 pimentão pequeno picado
12 galhos de coentro picados
suco de 2 limões
4 xícaras de leite de coco bem grosso
3 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de azeite de dendê
1 colher de sobremesa de sal

Preparo

Descasque os camarões, limpe bem e lave com água e o suco de limão.
Amasse o alho, junte metade do sal, o coentro e tempere os camarões, deixando descansar na geladeira por pelo menos meia hora.
Divida os temperos em duas partes. Com uma parte tempere os camarões, coloque-os numa panela funda, junte o leite de coco e leve ao fogo, mexendo sem parar até ferver. Acrescente o azeite de oliva e o restante do tempero e deixe ferver mais. Por último, coloque o dendê e deixe por 2 minutos.
Sirva com pirão, arroz e farofa de dendê.

Se você perdeu a última receita da Sexta Gourmet, clique aqui.

Fotos: reprodução.

One Reply to “Sexta gourmet viagem regional: Bahia – moqueca de camarão.”

Comments are closed.