A maquiagem para peles negras é uma das técnicas que mais gostava de fazer profissionalmente.

Minhas alunas sempre me perguntavam qual maquiagem era mais difícil de fazer. Na verdade, não existe a mais fácil ou mais difícil. Pois, cada técnica ou pele tem suas peculiaridades. Porém, na pele negra podemos soltar a criatividade. É possível usar cores inusitadas, contrastes e muito brilho, obtendo ainda resultados harmoniosos. Porém elegantes ao mesmo tempo.

Há alguns anos, no mercado brasileiro, por incrível que pareça, havia uma certa dificuldade em encontrar maquiagens próprias para peles negras, como bases e pós. Com o crescimento constante da demanda na indústria da beleza, as empresas perceberam esta lacuna do mercado e começaram a produzir e comercializar produtos adequados a todos os tons de pele. Hoje já existem empresas que atendem especificamente a pele negra e seus tons.

Dicas de maquiagem para peles negras por Alessandra Faria

Algumas características das peles negras:

Pode apresentar manchas e melasmas em pontos aleatórios do rosto ou em pontos específicos como nas maçãs, centro da testa e ao redor da boca, devido à maior produção de melanina da pele.

Geralmente a pele negra é oleosa ou mista. Por isso necessita de cuidados diários para manter sua beleza e homogeinidade de cor. Pode apresentar manchas e cicratizes decorrentes de acne em qualquer grau. Portanto, evite ao máximo espremer cravos e espinhas.

Por ser mais oleosa, demora para aparecer rugas e linhas de expressão. Algumas pessoas tem a pele lisinha mesmo em idade avançada.

Os lábios podem apresentar tons diferentes um do outro, o que pode ser homogeinizado com um batom de cor mais escura como vinho profundo ou marrom rosado. Mas, nada impede que o uso de um batom nude de boa coloração.

Dicas de maquiagem para peles negras por Alessandra Faria

Maquiagem para pele negra passo-a-passo:

1) Preparar a pele: limpar, tonificar, proteger (FPS 8) e hidratar. Se quiser pode trocar o hidratante pelo primer.

2) Corretivo no tom da pele ou levemente mais claro, nos pontos depressivos: olheiras, manchas e espinhas.

3) Cobertura: sempre falo que maquiagem bonita é sinônimo de pele bem feita. Uma cobertura adequada garantirá 80% do bom resultado da maquiagem.

Dicas de maquiagem para peles negras por Alessandra Faria

Qual produto utilizar na maquiagem de pele negra

Preparando a pele

Base: Opte por bases com formulações mais secas e sem emolientes como base líquida sem óleo ou bases compacta e bastão. Para peles negras, a base deve ser no tom exato da pele e a cor deve ter um fundo avermelhado para não resultar numa pele acinzentada. Aplique a base com esponja ou pincel próprio (prefiro).

Pó compacto ou facial: Tendo acertado o tom da base, aplique o pó com pincel. Use a cor do pó para acertar o tom da base, caso necessário.

4) Blush: Os blushs devem ser rosa e/ou laranja forte, com toques ou não de dourado.

5) Olhos: Corretivo na pálpebra superior para fixar a sombra. Pode-se utilizar cores fortes e brilhantes, mesmo de dia. Existem várias técnicas para aplicar a sombra. Aplicar, com pincel de cerdas, a cor escura em toda parte móvel e iluminador (bege) no supercílio. As cores que mais valorizam são: roxo, lilás, cobre, dourado, prata, azul, verde e preto, nos tons médios e escuros, opacas ou cintilantes.

O olho pode ficar sempre delineado com lápis preto. Por último aplique bastante máscara de cílios preta.

6) Batom: Opte por batons em cores escuras como vinho profundo, marrom rosado ou acobreado, tons de boca. Pode-se aplicar um pouco de batom dourado por cima, para dar brilho e sofisticação ou aplicar pó facial para deixar o batom opaco. 

Fotos: reprodução.

Este post foi reeditado e republicado pela autora.

One Reply to “Dicas de Maquiagem para peles negras!”

Comments are closed.