Olá Queridas!
Estamos bem próximos do verão (pelo menos no mundo da moda! hehehe) e as tendências da estação já aparecem na moda de rua, uma delas são os acessórios de cabeça, entre eles destaque para o turbante e o lenço!
O turbante é mais que um acessório de cabeça, ele é peça de vestuário étnico de alguns povos como os indianos, os árabes e os africanos. Em cada um destes lugares existe uma forma diferente de usar e de se amarrar o turbante. Pela pesquisa rápida que fiz no Google (o oráculo que tudo sabe. rsrs) tanto na Índia quanto no oriente médio somente os homens usam turbantes (me corrijam se eu estiver errada, por favor.), já na África, são as mulheres que usam.
Não existe um registro exato de sua criação, mas acredita-se que o uso de turbante começou antes do surgimento do islamismo, para proteger a cabeça do clima quente e seco. Dentro do islamismo o turbante tem forte representação religiosa. Depois do 11 de setembro, o acessório se tornou mais um símbolo do terrorismo e pessoas utilizando turbantes foram hostilizadas e discriminadas no Estados Unidos.
Já na Índia e na África, a forma e as cores do turbante, peça que pode ter até 45 metros de tecido, indicam a posição social, a tribo a que pertence o usuário e até mesmo seu humor no dia.
Nos anos 60 os turbantes foram muito usados pelas mulheres ocidentais como acessório de moda; a forma como se amarrava o tecido/lenço dessa época é a mesma que se usa hoje. Na foto abaixo, um turbante que é uma adaptação ocidental do modelo usado no oriente médio e na Índia.
Já no verão passado tanto o turbante afro quanto o turbante árabe deram as caras na moda de rua e a tendência ganhará força no verão 2016. Eu acho lindo e super estiloso. Contudo, já tentei usar turbantes e lenços na cabeça e, definitivamente, não combina comigo. Acho que meu formato de cabeça é incompatível com esse tipo de acessório.
Fotos: reprodução.