Maquiagem causa espinhas? Por que maquiagem craquela? Por que maquiagem envelhece? Esses são alguns dos mitos e perguntas mais comuns da internet. Por isso vim aqui hoje esclarecer todos eles de uma vez por todas.

Maquiagem causa espinhas?

Quem sofre com pele acneica sabe o quanto é difícil controlar a oleosidade excessiva da pele e a infecção por acne. Por isso existe um certo medo de usar maquiagem. Mas, a verdade é que a maquiagem em si não dá espinhas, nem piora a acne. O que acontece é que, se usar o produto inadequado para seu tipo de pele ou se não limpar a pele adequadamente, tirando todo resíduo de maquiagem, sim, haverá problemas. Portanto, maquiagem dá espinhas? MITO. Pelo contrário, alguns produtos de maquiagem contêm princípios ativos que tratam a pele.

Por que maquiagem envelhece, por Alessandra Faria

Maquiagem envelhece?

Bem, aqui temos duas interpretações. Maquiagem envelhece a aparência, e maquiagem causa o envelhecimento precoce? Mito, mais uma vez. Porém, se a maquiagem for feita com técnica e/ou, principalmente, com produtos inadequados, pode sim resultar num efeito envelhecido.

Da mesma forma que, dormir sem retirar a maquiagem da pele, pode causar não só envelhecimento como alergias, reações, espinhas. Isso porque a pele elimina toxinas durante o sono. Estando com os poros fechados pela maquiagem, essa excreção não acontece. Portanto, lembre-se: retire toda maquiagem antes de dormir. Faça uma boa limpeza, utilizando produtos de qualidade, próprios para seu tipo de pele.

Por que maquiagem craquela, por Alessandra Faria

Por que maquiagem craquela?

Isso pode realmente acontecer. Como eu falei anteriormente usar produtos inadequados para o seu tipo de pele pode causar resultados indesejados. A maquiagem craquela por não acompanhar os movimentos das expressões faciais, nos seguintes casos:

  • Cobertura grossa e pesada;
  • Base mais seca que o tipo de pele. Por exemplo, usar base compacta em pele seca.
  • Pó grosso e em excesso.
  • Não limpar adequadamente a pele antes da maquiagem.
  • Não preparar a pele com hidratante e/ou primer.
  • Pele desidratada e mal cuidada.
Por que maquiagem derrete, por Alessandra Faria.

Por que maquiagem escorre?

Pode acontecer o contrário, a maquiagem escorrer. Isso acontece por falta de preparação da pele e por escolher a base errada, mais uma vez. A maquiagem escorre quando usamos uma base muito líquida ou hidratante em peles mistas ou oleosas.

A pele pode apresentar alterações significativas ao longo da vida. Principalmente, as provocadas por alterações hormonais. Fases como a adolescência, gravidez, climatério podem tornar a pele excessivamente oleosa. Isso dificulta um pouco o uso de maquiagem. Mas, usando os produtos certos e bases mais secas e pesadas, dá para contornar. Porém, nunca será uma cobertura que dura horas. Sendo necessário fazer os devidos retoques.

Breve relato: Isso aconteceu comigo logo no início do climatério. Minha pele ficou muito oleosa e minha maquiagem, que durava até 10 horas impecável, passou a durar 4/5 horas. Após esse tempo, a zona T começava apresentar pontos de “derretimento”. Também, precisei prestar mais atenção à base. Antes eu podia usar qualquer formulação. Tive que migrar para a base compacta. Hoje, um ano após o climatério, minha pele está mais controlada.

Preste atenção aos acessórios

Bônus: falei nesse post aqui sobre a importância da biossegurança nos serviços de beleza, principalmente na maquiagem. Pinceis acumulam resíduos, poeira, oleosidade da pele e dos próprios produtos. Isso os tornam um ambiente excelente para proliferação de que podem causar danos à pele: espinhas, alergias, infecções. Lave seus pinceis e outros acessórios de maquiagem com frequência. Use os produtos limpadores de pinceis sempre que se maquiar.

Ebook de Técnicas de Maquiagem Profissional

Meu ebook de maquiagem profissional já está disponível e gostaria de convidá-los para conhecer mais. Acesse a página de vendas aqui. Qualquer dúvida, estou à disposição.

COMPRE AGORA. ÚLTIMOS DIAS PARA GARANTIR O PREÇO PROMOCIONAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *