O endocrinologista é o médico responsável pelo equilíbrio do corpo, proporcionando o bom funcionamento de suas funções.

Mas, esse é um especialista da medicina que nem sempre está no topo das nossas prioridades. Confesso que eu mesma levei 50 anos para ir à minha primeira consulta. Percebo que deveria ter ido antes, pois vários dos sintomas que me incomodam há tempo podem estar relacionados às alterações hormonais.

Sistema endócrino regula várias funções do corpo

O endocrinologista é o especialista médico responsável por cuidar e tratar dos transtornos das glândulas endócrinas. As glândulas endócrinas são órgãos que secretam substâncias no sangue,  conhecidas como hormônios. Os hormônios por sua vez são os responsáveis por regular praticamente todas as funções do corpo como ciclo do sono, ciclo menstrual, sensação de saciedade, disposição física, metabolismo, entre vários outros. (fonte)

O que me levou a consultar um endocrinologista

Já deu para perceber que o campo de atuação do endocrinologista é vasto e vai muito além do tratamento da obesidade. Apesar de estar com dificuldade para perder peso, outras questões me levaram a consultar um endocrinologista.

Antes mesmo de completar meus 50 anos já havia percebido alguns sintomas que poderiam estar relacionados a alterações hormonais. Um deles foi a acne tardia que, no momento está sob controle. O metabolismo lento, uma das principais queixas também de outras mulheres após os 40 anos. O distúrbio do sono que já me acompanha tem um tempinho. Mas, o que me fez sair da inércia e procurar a endócrino foi: CANSAÇO EXCESSIVO. É um cansaço fora do normal, algo surreal mesmo. A ponto de chegar do trabalho e prostrar no sofá, me arrastando para cama na hora de dormir. E, vocês já sabem, sendo mãe de 3 filhos, trabalhando fora e administrando sozinha a casa, não posso me dar a esse luxo.

5 motivos para consultar um endocrinologista que vão além da obesidade

Fiz a minha primeira consulta e agora vou fazer uma bateria de exames. Um verdadeiro rastreamento hormonal para combater esses sintomas desagradáveis que chegam nessa idade. Talvez até partir para uma reposição hormonal, pois minha qualidade de vida está prejudicada. Vocês irão acompanhar tudo por aqui, ok? Quem está me atendendo é a Dra. Bruna, falei sobre ela aqui.

Consultar um endocrinologista deveria ser prioridade por Alessandra Faria

Após a consulta resolvi saber mais sobre essa especialidade médica e vi como ela é abrangente. Trouxe para vocês 5 dos principais problemas que a endocrinologia pode tratar, vejam:

  • Obesidade: a obesidade hoje é uma “doeaça” que afeta 1 entre 5 mulheres brasileiras. Apesar de muitas vezes a obesidade estar relacionada aos hábitos alimentares e sedentarismo, algumas pessoas tem problemas hormonais que estão associados ao ganho de peso. Uma boa investigação a respeito irá ajudar o funcionamento adequado do organismo.
  • Distúrbios menstruais e sintomas da pre menopausa ou da andropausa: entre eles ciclos desregulares, longos ou curtos demais, acne tardia, falta de libido, fogacho.
  • Diabetes: excesso de açúcar no sangue significada problemas na produção de insulina.
  • Tireoidismo: doença que faz a tireoide funcionar mais ou menos, que traz vários desequilíbrios ao organismo ligados ao metabolismo. Um dos sintomas é CANSAÇO EXCESSIVO. Eita.
  • Excesso de pelo nas mulheres. Também chamado de hirsutismo, está diretamente conectado a alterações hormonais.

Consultar um endocrinologista deveria ser prioridade

Além destes, ainda tem vários outros problemas tratáveis pelo endocrinologista: osteoporose, distúrbios do crescimento, distúrbios do desenvolvimento…

Portanto, ao perceber um desequilíbrio nas funções do seu corpo, procure um endocrinologista e peça uma análise profunda de seu sistema endócrino. Mas, outros momentos também são importantes para um acompanhamento com endocrinologista como a puberdade e após os 40.

Fotos: reprodução.

2 Replies to “5 motivos para consultar um endocrinologista!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *