Alimentos que escurecem os dentes são os principais vilões do sorriso.

Apesar de outros fatores contribuírem para impedir o sorriso branco como uso constante de antibióticos, necrose ou canal, a alimentação é a maior responsável pelo escurecimento dos dentes.

Desde que virei amante de café e vinho, há um ano e meio aproximadamente, percebi um escurecimento dos dentes. Isso tem me incomodado e tenho pensado em fazer clareamento. Mas, tenho total consciência que, se clarear os dentes e mantiver os atuais hábitos, talvez os dentes fiquem ainda amarelados e mais rapidamente.

Por isso resolvi pesquisar sobre o assunto e fazer o post para vocês, na verdade para nós.

5 principais alimentos que escurecem os dentes.

Na minha pesquisa descobri que muitos alimentos podem manchar ou escurecer os dentes. Entre eles o refrigente (do qual nem vou falar, pois não sou usuária, nem indico essa bebida. hehehe), frutas cítricas em geral e alimentos muito pigmentados. Porém, alguns alimentos apareceram em todas as pesquisas, em primeiro lugar. São eles:

  • Café: O café é um dos principais vilões do sorriso branco. Ele pode manchar rapidamente os dentes. Alguns chás também podem manchar os dentes por conterem substâncias corantes.
  • Beterraba: sim, esse alimentos saudável pode manchar e escurecer rapidamente os dentes.
  • Vinho tinto: “Além de conter substâncias pigmentadas, como tanino e cromogênio, o vinho é bastante ácido e pode causar a perda de elementos minerais importantes.” (fonte) O suco de uva também tem o mesmo efeito nos dentes.
  • Morango: Essa fruta deliciosa e sensual pode escurecer por dois motivos: “o primeiro deles é seu conteúdo de pigmentos, e o segundo é a sua acidez, que deixa os dentes mais porosos”. (fonte) Outras frutas também são potenciais para escurecer os dentes como açaí, ameixa, amora… Além do limão, incluindo aí a água de limão em jejum.
  • Molhos: de tomate, madeira, shoyu, entre outros, podem deixar os dentes amarelados, pois tem forte poder corante. Basta observar o recipiente onde ficam armazenados.
Alimentos que escurecem os dentes por Alessandra Faria

Reduza o consumo de alimentos que escurecem os dentes

Apesar de todos esses alimentos causarem coloração dos dentes, vale lembrar que o efeito sobre eles depende da frequência e quantidade de seu consumo. Portanto, reduza o consumo, principalmente do cafezinho. Evite refrigerante, doces e açúcar em geral.

Outra dica para amenizar o problema é fazer uma boa higienização bucal após a ingestão de alimentos “corantes”. Os dentistas indicam a escovação em até 20 minutos após o consumo. Um bochecho com água logo após, pode ajudar.

Caso seus dentes apareçam amarelados ou manchados, procure imediatamente seu dentista, pois outros fatores podem ser a causa do problema. Além disso, só o profissional pode analisar as causas e o melhor tratamento para seu sorriso perfeito.

Fotos: reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *