Produtos que não compro mais e que mudaram meu comportamento de consumo.

O consumo consciente já é um assunto bem abordado aqui no blog. Como meu foco é moda e beleza, me perder nas compras por impulso se torna algo muito fácil. É preciso ter consciência para que os excessos sejam evitados.

Apesar de sempre trazer as novidades do mercado para vocês, gosto de mostrar como usá-las de forma consciente. Inclusive com dicas de como aproveitar o que vocês já tem no guarda roupa básico.

Consumo compulsivo é doença.

Partindo dessa ideia de consumir menos, hoje vou contar para vocês algumas coisas que já não compro mais e porque. Esse é um exercício diário que faço pois sou uma consumista compulsiva assumida. Fiz anos de terapia por causa disso. Claro que não estou curada, pois vício não tem cura. Tem tratamento, cuidado e atenção.

Consumo consciente - produtos que não compro mais por Alessandra Faria

Produtos que não compro mais:

– O primeiro produto que não compro mais, esse faz muito tempo é o produto em liquidação. Essa palavrinha tem um poder mágico sobre a mente das mulheres. Mas, nela existe a armadilha de você comprar algo que não precisa ou que nem tem nada a ver com seu estilo de vida. Tenho alguns artigos no blog sobre como fazer compra inteligente no período de liquidação.

Consumo consciente - produtos que não compro mais por Alessandra Faria

– O segundo produto que também não compro mais e que, para falar a verdade não era meu deslize é o produto de modinha. Aquele que TODO MUNDO ESTÁ USANDO, sabe? Tenho até pavor dessa frase. hehehe Gosto de ser autêntica e antecipar tendências. Se percebo que um produto viralizou, já perco o interesse. Além do mais, esse tipo de produto costuma ser sazonal e não resistir mais que uma estação.

Produto de lançamento nem sempre vale a pena.

– O terceiro produto que não compro mais é o de lançamento. Ah, esse foi difícil de desapegar. Mas, estou firme e resistindo. Geralmente, os lançamentos são fantásticos, lindos e cheios de novidades. Mas, são os mais caros do mercado.

– O quarto produto que não compro mais é aquele sem planejamento, o produto da compra por impulso. Mais uma vez recorro ao meu artigo sobre compra inteligente. Só compro algo, com planejamento. Primeiro passo é verificar se preciso mesmo do produto ou se ele vai fazer diferença no meu guarda roupa agregando estilo e informação de moda de forma atemporal. Depois disso, levo um tempo pesquisando os modelos do mercado e valores, defino qual o valor quero investir no mesmo, até definir a minha compra.

– O quinto produto que também não compro mais é aquele para determinada ocasião. Esse, com certeza é o produto mais caro de todos. O vestido do natal, do ano novo, da formatura, do casamento…. que nunca mais será usado, na maioria das vezes. Eu repito os looks de festa que tenho e só em último caso, compro algum look específico. Para isso, volto ao tópico anterior.

E você, o que está disposta a não comprar mais? Deixe nos comentários.

Fotos: reprodução.