Unhas quebradas são desagradáveis e podem interferir até no nosso humor. hehehe Tem coisa mais triste que quebrar a unha na ida para o trabalho ou para uma festa, por exemplo?

Para que servem as unhas?

Além de serem elementos de destaque na nossa imagem pessoal, as unhas tem a importante função de “proteger as extremidades dos dedos das mãos e dos pés. Elas são importantes também para compor certos movimentos de apreensão de objetos miúdos e aumentar a sensibilidade da polpa digital.” (fonte)

As unhas ou lâminas ungueais também são importantes como indicadores do nosso estado de saúde e de determinadas doenças.

“As unhas são formadas por placas córneas de células mortas, compactas, resistentes e translúcidas, constituídas especialmente por queratina.” (fonte)

Por isso, a importância de se cuidar das unhas e evitar que elas se quebrem ou lasquem. Pensando nesse tema, trouxe para vocês hoje uma pauta com algumas dicas básicas para cuidar das unhas.

Como evitar unhas quebradas por Alessandra Faria

Dicas para evitar unhas quebradas:


“Manter as unhas perfeitas, sem que o esmalte descasque, e evitar que elas quebrem é um desafio diário para as mulheres. É preciso tomar alguns cuidados e incluir novos hábitos na rotina para não ficar no prejuízo. Pensando nisso, Adriana Castro, artista que atende pela Singu, marketplace de beleza e bem-estar, separou algumas dicas sobre o assunto. Confira:

1. Aposte nas bases fortalecedoras

Este item é indispensável para manter as unhas fortes. A base protege a pontinha dos dedos, garantindo uma aplicação mais uniforme do esmalte. “A base protege as unhas mais fracas e quebradiças, evitando que as substâncias danosas dos esmaltes sejam absorvidas, além de contarem com componentes como carbonato de cálcio, formaldeído e derivados de quinino em sua fórmula” explica Adriana.

2. Deixe de lado a acetona

Apesar de retirar o esmalte com mais facilidade, a acetona é prejudicial para a saúde das unhas, pois seus componentes são agressivos e causam ressecamento, aumentando as chances de quebra e enfraquecimento. “Os removedores são uma ótima opção para substituir a acetona” afirma a profissional.

3. Ar fresco para as unhas

Ainda que não precisem de hidratação contínua como a pele, as unhas precisam de um tempo para respirar entre uma esmaltação e outra, pois o uso excessivo de esmaltes impede que elas descansem das toxicidades presentes nos vidrinhos. “Para evitar problemas como a quebra e as temidas manchinhas brancas, retire o esmalte um ou dois dias antes de pintar novamente”, pontua a especialista.

4. Lixas para que te quero?

De acordo com a Adriana, lixar bem as unha é uma ótima jogada para evitar os retalhos que ficam nos cantinhos, região em que a maioria dos acidentes acontecem. É fundamental repetir essa prática, pelo menos, uma vez na semana, deixando as partes laterais retas para evitar que qualquer imprevisto do dia a dia resulte na quebra.”

Sobre a Singu:

A Singu é o maior marketplace de beleza da América Latina, com mais de 200 mil usuários. Fundada por Tallis Gomes, fundador e ex-CEO Global da Easy Taxi, empreendedor que foi eleito pelo MIT um dos 30 empreendedores mais inovadores do mundo pelo seu trabalho à frente da Singu, tratada pela imprensa americana como “Uber for Beauty”. 

Fotos: reprodução.