Envelhecer sem dor e com qualidade de vida é um desejo de todos!

Pois, o envelhecimento é algo normal do ciclo da vida e estamos todos caminhando para essa mesma fase.

Geralmente associamos o envelhecer a dores, inclusive brincamos com o fato. Quem nunca ouviu o ditado “idade do Condor”, “com dor aqui, com dor ali”, que atire a primeira cartela de relaxante muscular ou antiinflamatório.

As dores mais comuns nessa fase (entre outras) são nas articulações e dores musculares (lombalgias). Isso se deve porque a partir de uma certa idade começamos a perder massa muscular. Com os músculos enfraquecidos, o esforço pode ser transferido para as articulações que já sofrem com o desgaste natural do tempo. – Falo por experiência própria.

A perda de massa muscular e o tempo, também causam perda de massa óssea. Com ossos porosos o perigo de fraturas em pessoas de terceira idade aumenta consideravelmente. No caso das mulheres a situação é ainda mais grave, pois todos esses males são intensificados a partir da menopausa.

Todavia, envelhecer sem dor e com qualidade de vida é possível. Por isso, trouxe essa pauta de hoje, super interessante que diz respeito a mim, principalmente. Afinal, eu estou bem depois dos 40, quase 50. hehehe

“Envelhecer sem dor: terceira idade não precisa ser sinônimo de dor.

Relacionar o envelhecimento com dores é muito comum. Mas você sabia que isso é um mito? Na realidade, os incômodos nesse período podem ser resultados de vários fatores decorrentes ao longo da vida. Mas, é possível tratar e evitar esses problemas através de bons hábitos.

No entanto, um dos principais pontos que atrapalham no tratamento é exatamente a crença de que as dores nessa fase são comuns. O ortopedista Otávio Melo, especialista em traumatologia, explica que, em alguns casos, os idosos evitam procurar um especialista por acharem que problemas nas articulações, entre outros transtornos, são normais.

Sentir dor não é o normal. Normal é sentir-se bem e confortável

Ele destaca que nenhuma dor deve ser considerada normal. Por esse motivo, buscar um especialista evita o surgimento ou avanço de outras doenças relacionadas. “Algumas pessoas só procuram um médico quando a dor já evoluiu. Na verdade, o ideal é ir atrás de um diagnóstico assim que as dores surgem. Dessa forma, o tratamento é muito mais eficaz. Além disso, a qualidade de vida não é prejudicada”, esclareceu Otávio.

A importância de uma boa alimentação.

O ortopedista também declara que os cuidados com alimentação e exercícios físicos devem ser redobrados. “Sabemos que o desgaste dos ossos e articulações é maior na terceira idade. Por isso, para evitar as dores, alguns hábitos devem ser preservados. O consumo de cálcio, por exemplo, deve ser maior. Vitaminas e todos os nutrientes saudáveis devem fazer parte da dieta. Além disso, viver longe do sedentarismo é fundamental”.

O médico acrescenta que também é possível conciliar essas ações preventivas com exercícios físicos e alimentação adequada com novas terapias que garantem ótimos resultados. “A indicação de cada procedimento varia de acordo com o caso de cada paciente. Por esse motivo, obter acompanhamento médico é essencial para encontrar o tratamento mais seguro e eficaz”, garantiu.

FonteOtávio Melo, médico ortopedista e especialista em traumatologia.”

Pauta enviada por Letra Comunicação e Marketing

Aproveito para frisar sobre a importância da prevenção ao envelhecimento precoce a partir de hábitos saudáveis. Além dos descritos acima, o checkup anual e o acompanhamento de um geriatra desde cedo. Converse com seu clínico geral ou ginecologista para que lhe oriente sobre quando iniciar esse acompanhamento.

Fazia tempo que não postava um artigo na minha coluna Depois dos 40. Navegue por ela e veja vários artigos sobre moda, maquiagem e principalmente saúde e bem estar.

Fotos: reprodução.