A receita de Peras ao vinho é uma das sobremesas mais fáceis e deliciosas de se fazer. Posso garantir, pois testei esta receita e foi um sucesso em casa.

Além disso, as peras ao vinho são incrivelmente sensuais e elegantes. Trazem aroma e cor à mesa, aguçando todos os sentidos. São uma excelente opção de sobremesa para a ceia de natal de quem não gosta de complicação na cozinha.

Eu testei a receita de peras ao vinho

Já fiz em casa e vou contar para vocês: o que essa sobremesa tem de simples, tem de deliciosa. Por isso trouxe essa receita para o post inspiração para o fim de semana. As peras ao vinho podem ser feitas na véspera ou no mesmo dia, mais cedo. Mas, também é legal fazê-las na hora, pois ficam prontas em 40 minutos e deixam um aroma na casa que ativa os sentidos.

A receita que fiz é igual a essa da Chef Rita Lobo, publicada na Sonoma,  a chef é apresentadora do programa “Cozinha prática com Rita Lobo” no GNT.

Receita de peras ao vinho tinto

Serve 6 pessoas
Tempo de preparo: 40 minutos

Ingredientes

  • 6 mini peras (eu usei 4 peras maiores e cortei-as ao meio, usei peras maduras, no ponto, nem muito macias, nem duras)
  • 2 xícaras (chá) de vinho tinto
  • 1 xícara (chá) de água
  • 3 colheres (chá) de açúcar
  • 5 cravos (eu não gosto de cravo e substitui por canela. Ainda dei um toque da Cozinha Maluca da Alê e coloquei algumas raspas de gengibre, bem pouquinho, só para dar mais frescor à receita.)

Modo de preparo

  • Com um descascador de legumes, descasque as peras mantendo os cabinhos
  • Numa panela média, coloque o vinho, a água e o açúcar. Leve a panela ao fogo médio-alto e use uma espátula para mexer o líquido e dissolver o açúcar
  1. Junte as peras e os cravos (canela e/ou gengibre) à panela e misture delicadamente. Abaixe o fogo para médio-baixo e deixe cozinhar por 30 minutos (ou até que estejam macias). Retire do fogo e transfira para uma tigela junto com a calda formada. Reserve na geladeira até a hora de servir.

Você pode servir as peras ao vinho sozinhas ou acompanhadas de chantili batido na hora ou sorvete de creme ou baunilha. Use canela em pau e folhas de hortelã para decorar.

Pode faze sem medo, você irá se surpreender.

Foto de capa: Depositphotos.

Fotos: reprodução.