Olá Queridas e Queridos!

Assumir os cabelos cacheados ou cabelos crespos não é mais privilégio apenas das mulheres. Os homens também se preocupam com a imagem, o estilo e o empoderamento.

moda_masculina_cabelos_masculinos_cabelos_crespos_cabelos_cacheados

Não é de hoje que os homens vem assumindo sua vaidade e tomando as rédeas dos cuidados com sua imagem e beleza, seja do físico, do rosto, dos cabelos ou estilo masculino.

A cada dia vem aumentando a presença masculina em clínicas e salões de beleza para cuidados com pele, unhas e cabelos. O mercado vem aceitando e absorvendo super bem essa nova postura dos homens e se especializando nos serviços oferecidos para cabelo masculino, barba e bigode (desculpem o trocadilho, mas não resisti. hehehe) Espaços criados só para atender os homens tem sido criados nos estabelecimentos de serviços de beleza. Além disso, a moda da barbearia voltou com tudo e vários empresários tem investido nesse segmento.

São vários o serviços oferecidos para homens. Na verdade, os mesmos oferecidos para mulheres, com o diferencial de acordo com o tipo de pele e cabelo deles e com um serviço a mais que, nós mulheres não temos (não precisamos): a barba com toalha quente (parece bom, heim?).

Com toda essa mudança no comportamento masculino e com a moda de deixar as madeixas mais longas, os cabelos cacheados ou cabelos crespos masculinos ganharam destaque no street style.

Assim como aconteceu por volta da década de 70, assumir as madeixas como elas são e usar o cabelo estilo black power voltou à moda de rua. Hoje, o cabelo crespo masculino tem o mesmo lugar de destaque que o feminino. Assim como precisa dos mesmos cuidados para se manter hidratado, forte e bonito.

moda_masculina_cabelos_masculinos_cabelos_crespos_cabelos_cacheados 7

Apesar do cabelo masculino ser mais grosso que o feminino, o cabelo crespo ou cacheado masculino costuma ser mais fino e sensível que o liso e/ou ondulado, mais seco, pois a ondas não permitem que a oleosidade chegue às pontas dos fios, com isso é um cabelo que embaraça mais, pode se quebrar ou arrebentar mais facilmente.

Para pentear os cabelos cacheados ou crespos comece sempre das pontas para a raiz, pegando mechas finas de cada vez e penteando delicadamente (na verdade, essa dica serve para qualquer tipo de cabelo. Meu cabelo é ondulado e quando criança vivia muito embaraçado, minha avó que o penteava, com muita paciência.) O tipo de escova aqui faz toda diferença, pois a cerda errada pode quebrar e danificar os cabelos. Converse com seu hair stylist para orientá-lo sobre a melhor escova/pente para seus cachos.

moda_masculina_cabelos_masculinos_cabelos_crespos_cabelos_cacheados2

Lavagem e hidratação. Taí um tema que sempre gera polêmica: qual a frequência ideal para se lavar os cabelos. Especialistas no assunto ainda não chegaram a um consenso. No meu caso, gosto de lavar dia sim, dia não. Imagino que um cabelo crespo ou cacheado, por ser menos oleoso, uma frequência a cada 3 dias deve ser possível. Mas, isso depende do estilo de vida de cada um, concordam? Se você for um jogador de futebol, por exemplo, sua muito e precisa lavar todos os dias, mas se você trabalha em ambiente fechado e sem esforço físico, o espaço pode ser maior. A hidratação pode ser feita uma vez por semana, em casa, e uma vez a cada 15 dias (cada caso é um caso), no salão. Lembrando que no blog tem um post específico sobre como fazer os cuidados básicos dos cabelos em casa aqui.

moda_masculina_cabelos_masculinos_cabelos_crespos_cabelos_cacheados 8

Produtos para cabelos cacheados. Cabelos cacheados e crespos pedem produtos leave in específicos como óleos, cremes umidificantes, ativadores de cachos. Enfim, existe uma infinidade de produtos no mercado desenvolvidos para cabelo cacheado e cabelo crespo masculino. O ideal é pedir orientação para seu cabeleireiro ou experimentar alguns disponíveis nas lojas. Faço uso do Luxe Oil da Wella em mim e nas minhas filhas e amo. (minha Juju tem cabelo crespo e muito fino. É preciso óleo todos os dias para desembaraçá-lo sem quebrar.)

Corte de cabelo crespo masculino (ou cabelo cacheado). Os fios mais longos estão e em alta. Alguns cortes valorizam muito os cabelos crespos e cacheados. São cortes desconectados que respeitam o movimento natural dos fios. O corte de cabelo sidecut é um dos meus preferidos. Porém o corte arredondado adotado por Lenny Kravitz, bem estilo black power imprime muita personalidade e combina super bem com o cabelo crespo.

moda_masculina_cabelos_masculinos_cabelos_crespos_cabelos_cacheados6

moda_masculina_cabelos_masculinos_cabelos_crespos_cabelos_cacheados 15

A novela Velho Chico dá uma boa mostra dos cabelos da moda para fios cacheados e crespos masculinos. Primeiro, um corte que fez muito sucesso por volta dos anos 80, uma releitura do corte chanel curto com nuca batida usado pelo personagem Miguel (2ª foto) (usei esse corte na adolescência, mas meu cabelo tinha o triplo de volume e meus fios ficavam na horizontal. Jesus! rsrsrs). Esse corte é o ponto de partida dos cabelos do Personagem Afrânio, representado por Rodrigo Santoro e do personagem Santo na primeira fase da novela.

moda_masculina_cabelos_masculinos_cabelos_crespos_cabelos_cacheados 14

moda_masculina_cabelos_masculinos_cabelos_crespos_cabelos_cacheados 11

moda_masculina_cabelos_masculinos_cabelos_crespos_cabelos_cacheados 13

O cabelo do personagem Martim também é interessante e tem mais volume na parte da frente.

moda_masculina_cabelos_masculinos_cabelos_crespos_cabelos_cacheados 12

Espero que tenham gostado, rapazes!

Se usam cabelos crespos ou cacheados e tem uma dica bacana para enriquecer o post, deixem aqui nos comentários.

Fotos: reprodução.