Olá Queridas!
Hoje eu e o Walter Mesquita, meu parceiro hair stylist, vamos falar um pouco para vocês sobre como acabar com as pontas duplas utilizando-se do corte bordado.
Primeiro, vamos explicar um pouco sobre o que são as temidas pontas duplas dos fios capilares. O Walter Mesquita, hair stylist à frente do WM Hair Studio, bateu um papo comigo sobre o assunto e me explicou que as pontas duplas são causadas por um enfraquecimento dos fios após algum tempo sem uso de corte ou com excesso de escovação e uso de químicas.
Com o tempo, todo cabelo perde massa capilar, que é formada por proteína, queratina, aminoácidos, entre outros, enfraquece e as pontas dos fios se bifurcam uma, duas, três ou até mais vezes, aparecendo assim as pontas duplas. Em média, essas bifurcações surgem a cada 2 meses.
Para se evitar as pontas duplas o ideal é cuidar bem dos cabelos em casa e/ou salão, fazendo-se hidratação adequada. Se o cabelo sofre com uso de química, deve-se reconstruir os fios com regularidade com uso de produtos específicos. Segundo Walter, o uso de reparadores de pontas podem retardar essa bifurcação.
Outra prática que evita o aparecimento das pontas duplas é o corte regular dos cabelos no prazo de 2 em 2 meses, no máximo de 3 em 3, para cabelos super saudáveis. Deve-se observar que o corte com navalha faz com que as pontas duplas apareçam mais rápido do que o corte com tesoura. No entanto, é sabido que muitas mulheres se recusam a cortar regularmente seus cabelos com medo de reduzir o comprimento de seus fios, pois muitas acham que seu poder de sedução e atração encontra-se principalmente nos cabelos. Por isso, há muito tempo, várias práticas e técnicas foram sendo desenvolvidas a fim de se cortar as pontas duplas dos fios. Uma delas é com uso de vela, outra é com uso de tesoura sobre tufos torcidos e a mais recente é o famoso corte bordado.
O corte bordado é um corte terapêutico que corta apenas as pontas duplas que ficam “levantadas” ao inserir os fios na máquina, eliminando-as. A lâmina foi desenvolvida de forma a pegar somente esses fios salientes, não alterando o corte ou comprimento dos cabelos.
Apesar do corte bordado ser uma prática interessante para quem quer deixar o cabelo crescer, Walter afirma que para se ter cabelos saudáveis, o ideal mesmo é o corte com tesoura. (Inclusive, sempre que quero deixar o cabelo crescer, peço a ele que faça um corte psicológico. hehehe Pois, ele consegue tirar apenas as pontinhas do cabelo quase sem alterar seu tamanho. Mas, isso é possível porque corto com frequência e não deixo meus cabelos criarem as pontas duplas.)
O corte bordado não é recomendado para quem tem fios quebrados devido ao excesso de química. Nesses casos “há uma alteração de estrutura do fio e é necessário um tratamento de reconstrução antes de se tomar qualquer decisão sobre o corte de cabelos“, explica Walter.
Quem se interessar em experimentar o corte bordado no WM Hair Studio, é só entrar em contato pelo 32250015 e marcar seu horário com o Walter. O Salão fica na Rua Rodrigues Caldas, 700, bairro Santo Agostinho, BH. Tem manobrista no local.
Fotos e vídeo: reprodução e Walter Mesquita.
Corte bordado com máquina… Onde fazer??
No salão Michele Encke, temos o tratamento para as pontas espigadas que tanto procura! Somos especialistas em corte bordado com a máquina Split Ender Pro!
Veja todas as informações e preços em: http://micheleencke.com/tratamento_de_pontas_espi…
Michele Encke – Estética e Cabeleireiro – Queijas, Oeiras