Olá Queridas!
Muita gente acha que shampoo é um item puramente produzido para a higiene pessoal. Há quem diga “qualquer um serve, meus cabelos ficam iguais com todos”. Isso é muito comum para aquelas que ainda não acharam o shampoo ideal para o seu tipo de cabelo.
Na verdade, o shampoo é um cosmético. É claro que ele tem a finalidade de limpar os fios e o couro cabeludo. Entretanto, essa é apenas uma pequena parte do que ele realmente faz em nosso cabelo.
Pense no seu shampoo como um item que traz duas vantagens principais: a primeira é deixar o seu cabelo mais bonito e bem tratado, a segunda, é claro, fica por conta da limpeza. Os dois elementos são necessários para o dia a dia.
Vale a pena chamar atenção para a seguinte questão: se o seu cabelo necessitasse tão somente de limpeza, porque você não usaria um sabão ou sabonete para tirar os resíduos dele?
Com essa pergunta fica uma boa ideia para você testar o uso do shampoo no seu cabelo e a diferença que ele faz para os seus fios. Aposto que você não irá dizer que “qualquer um serve”.
- O desafio
Que tal, durante uma semana lavar o seu cabelo com um shampoo que nada tenha a ver com o seu fio.
Exemplo: Se o seu cabelo for cacheado, use um para lisos. Se for oleoso, use algum para cabelos secos. Veja como será a sua semana e observe os resultados.
Agora na semana seguinte faça exatamente o contrário. Use um shampoo com as especificações certas para o seu fio. Procure algum que se encaixe exatamente com o que você sabe que as suas madeixas precisam. Que tal?
Para perceber a diferença, o segredo é analisar diariamente a distinção que os seus fios passam. Para ter uma visão ainda mais segura, registrar a semana através de fotos é sempre válido. Assim você poderá ter um bom mostruário de como ficou o seu cabelo nos dias passados.
- O resultado diz muito mais do que você imagina
Esse desafio não é novo e já foi feito por muitas pessoas. A ideia é mostrar que o nosso cabelo precisa de cuidado como qualquer outra parte do corpo. Quando focamos na estética essa necessidade torna-se ainda maior.
É preciso entender que os shampoos não são projetados aleatoriamente. Cada ingrediente colocado em um recipiente representa um efeito sobre o cabelo. Por isso, eles são divididos em tipos para oferecer resultados melhores aos clientes.
A verdade é que existem algumas pessoas que tem um cabelo de adaptação rápida e por isso podem usar quase todos os tipos, marcas e fabricantes. No entanto, essa não é a realidade da maior parte das pessoas.
- Considerações Finais
Espero que esse desafio os ajude a procurar o seu shampoo com mais cuidado e atenção. Tratar bem os seus cabelos é o primeiro passo para ter fios mais bonitos, brilhantes e saudáveis.
Pauta enviada pela colaboradora Cristiane Oliveira.