Olá Queridas!

Fiquei bastante chocada depois de ler um post sobre várias celebridades gringas que não curtem muito tomar banho, assim como não são adeptas a alguns hábitos de higiene como lavar os cabelos, escovar os dentes e usar desodorante.

tomar-banho-Renoir- Depois do banho

Parece que virou moda entre os atores e atrizes gringos abolir estes hábitos tão comuns nos dias de hoje em prol da preservação do ambiente e da saúde corporal. Como assim?????

Veja alguns dos “cascões” das telonas: Brad Pitt (o quê?), Johnny Depp, Matthew Mcconaughey e Russel Crower, dizem que este fede como um gladiador e ninguém gosta de atuar com ele ou sentar perto dele nas premiações do Oscar.

dia do homem brad_pitt-e

jonnydepp-wearing-raybanaviators alessandra faria estilo e maquiagem

celebridades-torcendo-para-o-brasil-copa-2014 6

tomar-banho-russell-crowe-picture-5

A história do hábito de tomar banho acompanha a história da evolução da civilização humana. Durante o percurso da mesma, assim como outros hábitos de higiene corporal e beleza como a maquiagem, o banho teve seus altos e baixos, ora difundido, ora abolido pela civilização.

Entre os antigos egípcios pode-se encontrar os mais antigos relatos sobre o hábito de se tomar banho. Segundo documentos de mais de 3000 anos, o ato de tomar banho era sagrado e parecia ser uma forma de purificar o espírito do indivíduo. Não por acaso, eles tomavam cerca de três banhos em um só dia. Para muitos especialistas, o ritual acabou afugentando essa civilização de várias epidemias e pragas comuns à Antiguidade. (fonte)

Nos dias de hoje tomar banho é algo difundido e acessível a toda população mundial que possui água canalizada. A industrialização do sabonete em barra, ainda no século XIX também ajudou nesta propagação do hábito.

Pesquisando pela internet descobri que muitas pessoas acham que não é necessário tomar banho todos os dias e que este ato só é necessário caso haja sujidade na superfície corporal.

Porém, não é bem assim. Nossa pele é cheia de bactérias, populações (microbiota) que variam com a umidade local. Tais bactérias não são nocivas ao organismo, são consideradas “bactérias boas”, pois  a flora bacteriana normal da pele humana é útil na proteção contra a agressão de agentes patogênicos.

A pele é o maior órgão do corpo humano e tem várias funções entre elas, eliminação de toxinas através do suor. Além disso, todos os dias temos uma grande quantidade de células mortas sobre a pele. Quando não fazemos a higiene diária, as bactérias residentes (boas) e as transitórias (não tão boas) da pele se alimentam destas toxinas e se proliferam, podendo causar algumas doenças de pele ou afecções em algumas partes como os olhos.

Além disso, o hábito de lavar o corpo com água que herdamos dos índios faz parte da nossa cultura, da nossa imagem pessoal, ajuda a manter a auto estima positiva, facilitando nas nossas relações interpessoais.

Que brasileiro resiste a um banho de piscina, banho de banheira com sais de banho, banho da bacia (quem já tomou?), banho de caneca (quem se lembra?) ou até mesmo um simples escalda pés?

Porém, nada em excesso faz bem. Portanto, um banho por dia é suficiente para manter a saúde e higiene corporal.

Você sabe qual a forma mais correta de se tomar o banho diário? Aguarde o próximo post.

Fotos: reprodução.