Olá Queridas!

A moda masculina, às vezes, dá o que falar. No dia 16/05/2013 os estudantes de vários Campi da USP foram à faculdade vestidos de saia como forma de protesto e reflexão.

moda masculina movimento usp de saia

O gatilho do movimento foi o fato de um estudante do curso de Têxtil e Moda ter ido à faculdade usando um kilt, traje tradicional da moda masculina escocesa e ter sido duramente e criticado e insultado com comentários preconceituosos pelas redes sociais da escola.

O movimento que foi organizado pelo facebook teve como objetivo a reflexão sobre o paradigma de gênero para roupas, ou seja, mulheres usam saia e homens paletó e gravata.

moda masculina movimento usp de saia2

O combinado era que os alunos deveriam ir durante todo o trajeto de casa para a escola com o traje escolhido. Às 18:00 horas se encontrariam para dividir as experiências passadas durante o dia. (Se você quiser saber mais sobre este movimento acesse o artigo no GNT, aqui.)

Preconceitos à parte, fazendo-se uma pesquisa sobre a moda e a evolução da indumentária, é possível perceber que homens sempre usaram saia em diversas fases da história e em diversas culturas, começando pelos povos indígenas e primitivos, passando pelo Antigo Egito, depois pelos romanos, escoceses e vários outros.

moda masculina homens-de-saia-na história

Na modernidade é que a saia é vista como algo absurdo no vestuário masculino, mas alguns homens são capazes de quebrar estes preconceitos da moda masculina de forma graciosa e viril como Marc Jacobs, estilista da marca Louis Vuitton (não estou abordando aqui sua preferência sexual, mas a atitude).

Procurando algumas imagens encontrei homens de saia na moda, na realeza, no cinema, na música. Eu não acho comum, mas também não acho absurdo, inclusive acho sexy homens de kilt e coturno.

E você, o que acha de ver “seu homem” vestindo saia?

Fotos: reprodução.

One Reply to “Moda masculina: homens de saia.”

Comments are closed.