Olá Queridas!

A moda masculina, às vezes, dá o que falar. No dia 16/05/2013 os estudantes de vários Campi da USP foram à faculdade vestidos de saia como forma de protesto e reflexão.

moda masculina movimento usp de saia

O gatilho do movimento foi o fato de um estudante do curso de Têxtil e Moda ter ido à faculdade usando um kilt, traje tradicional da moda masculina escocesa e ter sido duramente e criticado e insultado com comentários preconceituosos pelas redes sociais da escola.

O movimento que foi organizado pelo facebook teve como objetivo a reflexão sobre o paradigma de gênero para roupas, ou seja, mulheres usam saia e homens paletó e gravata.

moda masculina movimento usp de saia2

O combinado era que os alunos deveriam ir durante todo o trajeto de casa para a escola com o traje escolhido. Às 18:00 horas se encontrariam para dividir as experiências passadas durante o dia. (Se você quiser saber mais sobre este movimento acesse o artigo no GNT, aqui.)

Preconceitos à parte, fazendo-se uma pesquisa sobre a moda e a evolução da indumentária, é possível perceber que homens sempre usaram saia em diversas fases da história e em diversas culturas, começando pelos povos indígenas e primitivos, passando pelo Antigo Egito, depois pelos romanos, escoceses e vários outros.

moda masculina homens-de-saia-na história

Na modernidade é que a saia é vista como algo absurdo no vestuário masculino, mas alguns homens são capazes de quebrar estes preconceitos da moda masculina de forma graciosa e viril como Marc Jacobs, estilista da marca Louis Vuitton (não estou abordando aqui sua preferência sexual, mas a atitude).

movimento usp de saia3

Procurando algumas imagens encontrei homens de saia na moda, na realeza, no cinema, na música. Eu não acho comum, mas também não acho absurdo, inclusive acho sexy homens de kilt e coturno.

homens de saia no cinema

homens de saia CHARLES AND DIANA II

homens-de-saia-famosos

E você, o que acha de ver “seu homem” vestindo saia?

Fotos: reprodução.

One Reply to “Moda masculina: homens de saia.”

Comments are closed.