Olá Queridas!

A partir de hoje vou reeditar alguns dos meus posts antigos, atualizando suas informações e fotografias. É uma forma de eu recuperar bons artigos que são atuais, mas que necessitam de alguma revitalização, principalmente de imagens. A reedição dos posts será informada pela tag “post reeditado” no rodapé do artigo.

Este foi meu segundo artigo para o blog e você poderá ver o original clicando aqui.

Continuando o post anterior sobre produção de noivas, vou falar sobre o cabelo e maquiagem para este momento tão especial para as mulheres.

Ensaio para a 19a ed. da Revista Noiva de Minas. Maquiagem Alessandra Faria, cabelo Walter Mesquita, foto Christina Monteiro.
Ensaio para a 19a ed. da Revista Noiva de Minas. Maquiagem Alessandra Faria, cabelo Walter Mesquita, foto Cristina Montheiro.

Toda noiva sonha estar maravilhosa no dia de seu casamento. Por causa desse desejo e do estresse dos preparativos para o casamento, a maioria das noivas fica insegura com relação ao cabelo e maquiagem.

Para evitar decepções no dia do casamento, é fundamental que se faça um teste de cabelo e maquiagem com antecedência para que o profissional conheça a cliente, sua personalidade e o estilo da cerimônia e do vestido. Esta é uma oportunidade também para a cliente conhecer o trabalho do profissional e certificar-se de que gosta de sua “arte”.

Maquiagem Alessandra Faria, foto Henrique Moutinho
Maquiagem Alessandra Faria, foto Henrique Moutinho

Cabelos:

Atualmente tem-se usado nas cerimônias, independente do horário, o cabelo solto ou semi-preso com efeito liso.

Eu gosto de seguir o tradicional:

– cabelos soltos ou semi-presos para cerimônias pela manhã, semi-presos à tarde e presos à noite.

para as cerimônias românticas, pela manhã, cabelos soltos em cachos largos e desestruturados ficam bem com arranjos delicados feitos com flores naturais.

– para as cerimônias à tarde, os cabelos podem ser cacheados ou mais lisos, enfeitados com flores de tecido ou arranjos mais discretos.

– para cerimônias noturnas, o cabelo preso, mesmo que seja um penteado despojado, dá mais sofisticação ao visual, além de valorizar rosto, colo e detalhes do vestido. Os arranjos podem ser mais elaborados, com brilho e estilo condizente com o do vestido.

Maquiagem

A maquiagem de noiva também tem que seguir o estilo do vestido e penteado: quanto mais cedo do dia for a cerimônia, mais delicada deve ser, e quanto mais tarde, mais elaborada.

Barbara-06
Maquiagem Alessandra Faria, foto Henrique Moutinho

Existem alguns itens como delineador líquido e cílios postiços que cabem às noivas a qualquer hora do dia. Estes dão expressão ao olhar, fazendo com que a emoção da noiva seja captada com ênfase pela lente do fotógrafo.

Deve-se tomar cuidado com os efeitos de claro e escuro para que estes produzam o melhor resultado possível na fotografia. Além de necessitarem de ser feitos com perfeição, devem ter a intensidade ideal para efeito de foto: durante o dia, mais suaves; à noite, mais marcados.

O batom é outro item importante. Noivas com boca muito nude ficam apagadas, com sorriso inexpressivo. O ideal é um batom cor de boca rosado, que fica bem para quase todos os tons de pele. Para mulatas e negras pode-se usar um marrom rosado, puxando para a cor dos lábios.

Alessandra-10
Maquiagem Alessandra Faria, foto Henrique Moutinho

Finalizando, qualquer técnica de maquiagem pode ser utilizada, desde que se observem: formato de rosto e olhos, tipo de cerimônia, estilo e tipo físico da noiva.

No vídeo abaixo, é possível ver o passo a passo de um teste de noiva feito por mim em 2008. A técnica mostrada é clássica. Combina com quase todas as noivas que casam à noite e é uma das preferidas pelas mineiras da capital.

4 Replies to “Produção de noivas II: cabelo e maquiagem.”

    1. Olá Jaqueline, colocando o link não tem problema.
      Volte sempre, um abraço.

Comments are closed.