Olá Queridas e Queridos!

Nail art: Vocês sabem para que servem as unhas e por que as mulheres gostam tanto de pintá-las? Vem comigo!

nail_art_formatos_de_unhas_e_esmaltes_tendência_inverno16 12

Fiz um post no meu perfil do facebook sobre unha francesinha e art nails que gerou tanta discussão que resolvi falar mais uma vez sobre esmaltes, unhas e comportamento. O outro artigo que escrevi abordava a questão das alergias a esmaltes e seus componentes.

As unhas são anexos cutâneos formadas por várias camadas de queratina sobrepostas (por isso são duras). Sua principal função é proteger a ponta dos dedos durante os movimentos e atividades que fazemos com as mãos e da ação do tempo, além de fornecer firmeza e precisão quando do uso dos dedos.

A cutícula, que costumamos tirar na manicure, é também uma proteção que tem como função “fechar” a porta de onde sai a raiz da unha. O ideal seria não retirá-la totalmente, apenas afastá-la usando hidratantes e acessórios específicos.

 

As unhas das mãos crescem mais rápido que as unhas dos pés, porque o dedos das maõs tem mais vasos que os dos pés.

A saúde das unhas é indicador de várias doenças. Portanto, sempre observe as suas unhas que devem ser lisas, transparentes e firmes. Qualquer alteração nas suas unhas você deve procurar um dermatologista. Porém, vale ressaltar que alguns esmaltes podem deixar as unhas amareladas.

esmaltes_porque_as_mulheres_pintam_as_unhas_por_alessandra_faria

As unhas não precisam de esmalte nem de fahsion nail art, mas podem ser pintadas, sem problemas, desde que você dê tempo de descanso entre uma manicure e outra (até parece que faço isso. hehehe Não tenho tempo nem de tirar meu esmalte).

Quando for à manicure, leve seu próprio kit de esmaltes, bases e acessórios, pois estes podem passar doenças como micoses, por exemplo. Caso não leve seu kit, exija que todos os equipamentos (de art nail salon) utilizados sejam esterilizados e o pauzinho de laranjeira seja descartável.

As mulheres AMAM pintar as unhas.

Esse hábito milenar remonta do Antigo Egito, aproxidamente 3500 a.c., quando homens e mulheres usavam uma espécie de henna para pintar as unhas e fazer sua arte nails. Mas, outros povos também já detinham esse hábito na antiguidade como os chineres, indianos e africanos. (fonte) Por volta da década de 20 o hábito de pintar as unhas foi amplamente disseminado pelas divas do cinema como Rita Hayworth.

Hoje a indústria cosmética cria formulações (inclusive 5 free, que não contém as substâncias que mais causam alergias: tolueno, formaldeído, DBP, resina de formaldeído e cânfora.) cores, texturas e efeitos novos a cada dia para alimentar essa loucura por esmaltes que nós, mulheres temos.

esmalte-da-semana-le-lis-blanc-beauté 2

Algumas mulheres pintam as unhas por diversão, outras por sinal de higiene, outras por ousadia e estilo. O motivo não importa, o que importa é que a unha pintada faz parte do estilo e imagem pessoal, é contada como mais um acessório na produção e a cor escolhida, assim como o formato que lixa suas unhas dizem muito sobre você e sua personalidade. Saiba mais sobre isso aqui e  aqui.

nail-art-louca-por-esmaltes10

Portanto, ao escolher sua próxima cor de esmalte ou sua nail art, pense em qual mensagem deseja transmitir para as pessoas com as quais convive, seja no seu ambiente pessoal, seja no ambiente profissional.

Fotos: reprodução.

Obs.: Se encontrarem alguns termos estranhos no texto, não se assustem, fazem parte do meu SEO. Um sistema fundamental para indexação do texto pelo Google e classificação na primeira página de pesquisas. Provavelmente, se você não é minha leitora assídua, você chegou até aqui por isso.