Olá Queridas!

O consumo do chocolate amargo ou chocolate escuro traz muitos benefícios para saúde. Muitas pessoas não sabem, mas podem se deliciar comendo chocolate na Páscoa sem problema para sua dieta e saúde, vejam.

Páscoa_chocolate_escuro_benefícios_para_saúde_mini

 

Chocolate pode ser extremamente saudável e benéfico para sua saúde, mas antes de se empolgar com as barras doces comuns, entenda que o superalimento deve ter qualidades nutricionais oriundas da fruta do cacau, as sementes amargas da qual o chocolate é feito.

É melhor selecionar chocolates rotulados como orgânicos ou com pelo menos 70% de cacau, quanto mais amargo, melhor.

Qualquer coisa com menos porcentagem de cacau é muito diluído com leite e saturado com açúcar refinado insalubre, ou pior, HFCS e xarope de milho.

Na verdade, a forma mais saudável de cacau é o nibs de cacau (pedaços de cacau puro), pequenos pedaços de cacau assados e amargos que você pode roer ou colocar no café, por em uma tigela com leite integral ou iogurte orgânico liso com mel cru.

Eles podem ser comprados na seção de especiarias em uma loja boa de alimentos saudáveis e/ou alimentos funcionais.

Pó de cacau bruto ou os nibs são super antioxidantes que protegem você contra danos celulares a partir do estresse oxidativo de radicais livres. Reduz os sintomas de envelhecimento e ajuda a prevenir doenças, tais como, esclerose múltipla de Alzheimer (EM), doença cardíaca, câncer e até facilitar uma crise de tosse comum

Suas classificações ORAC (Índice ORAC) são mais elevadas do que qualquer outro alimento, porém os chocolates escuros ficam meio atrás.

O consumo moderado de chocolate forte para obter os melhores benefícios para saúde deve ser de seis a dez gramas quase todos os dias. Uma típica barra de chocolate escura é de 100 gramas. Você pode dividir uma barra em pequenas porções para consumir diariamente. Uma colher de sopa de nibs de cacau é ainda melhor.

Benefícios_chocolate_Páscoa_chocolate_escuro_benefícios_para_saúde

Chocolate escuro e 7 benefícios para saúde

1. O chocolate escuro reduz a pressão arterial e o congestionamento de artérias entupidas, diminuindo assim os riscos de ataques cardíacos e derrames. Isso se faz por causa do óxido nítrico co-criação (NO), um comprovado vasodilatador.

2. O cacau do chocolate amargo também é rico em magnésio, o que contribui fortemente para a saúde do coração. A maioria das pessoas tem deficiência em magnésio pelo caminho.

3. Reduz Risco de câncer de cólon –  polifenóis do cacau do chocolate escuro reduz o risco de câncer colo retal.

4. As gorduras saudáveis ​​- A gordura no chocolate contém ácido oleico abundante, o tipo de ácido graxo encontrado no óleo de oliva ajuda a prevenir doenças cardíacas e promover a atividade antioxidante.

Outras gorduras saudáveis ​no cacau são os ácidos esteáricos e ácidos palmíticos. Apenas evite o chocolate ao leite.

5. Melhora a Glicose no Metabolismo – O chocolate (com 70% de cacau) inibe problemas de açúcar no sangue e ajuda a prevenir a diabetes e a obesidade.  Você pode encontrar barras de chocolate escuro que têm grandes porcentagens, como 90% de cacau.

6. Melhora o humor – Estudos têm demonstrado que o chocolate escuro aumenta a produção de serotonina e endorfina. Sendo um anti-depressivo natural.

7. Facilita problemas de PMS (Sintomas pré-menstruais) – Aqui está o porquê maridos e namorados devem dar chocolate escuro para suas esposas ou namoradas.

Como vimos o chocolate tem vários benefícios e inclui-lo na dieta saudável é uma forma sábia de controlar a ansiedade, principalmente se você for uma chocólatra de plantão.

O melhor método para ter o peso ideal em qualquer época é não se privar das coisas que você gosta e sim comer com sabedoria controlando a quantidade e a ansiedade. O hábito de se fazer atividade física moderada ajuda muito nesse quesito.

Se você, assim como eu, tem muita ansiedade por doce, coma sempre uma fruta 10 min antes de ir para uma sobremesa seja de chocolate ou não, dessa forma você terá mais controle, sucesso na dieta e no objetivo de como emagrecer em 5 dias.

Use sempre o chocolate combinado com frutas, iogurte, você também pode utiliza-lo em pó colocando no leite e tomando pela manha ou comer uma pequena barra de 25 gramas após o almoço, essas são as melhores opções para consumir o chocolate amargo ou escuro.

Dessa forma ele traz mais benefícios à saúde e vai ajudar a emagrecer por varias razões como: diminui a saciedade por doces, diminui a fome, acelera o metabolismo entre outras.

Sugestão de pauta enviada pela Prof. Rosi Feliciano Oliveira.

Imagens: reprodução.

2 Replies to “7 Benefícios para saúde trazidos pelo chocolate amargo!”

  1. Parabéns pela dedicação em trazer conteúdo de qualidade para seus visitantes. O dia Internacional da Mulher muitas vezes não é lembrado, mas é uma data interessante para cuidar da saúde e se sentir especial. #RosiFeliciano

Comments are closed.