A calça de cintura baixa tenta seu retorno desde o verão de 2017. Mas, será que ela emplaca novamente?
A calça de cintura baixa foi praticamente banida ou “cancelada” do mundo da moda após deformar corpos de toda uma geração. Com isso, a calça de cintura alta conseguiu entrar no mercado. Pois, ela se adapta e valoriza qualquer tipo de corpo, ou não… Na verdade, a calça de cintura alta não valoriza quem tem tronco curto. Pronto! Falei! hehehe
Fim dos cofrinhos à mostra
Enfim, depois de passarmos por tempos de horrores e cofrinhos de fora, tomamos um pouco de birra da cintura baixa. Concordam? Todavia, o grande problema desse modelo na década 90/2000 foi o fato de terem agregado a cintura baixa ao corte skinny. Pior ainda, ela foi usada em tamanhos menores. Por exemplo, a pessoa vestia 40 e usava a calça baixa 38. Com isso, a calça fazia cortes na altura do quadril evidenciando gordurinhas. Inclusive as inexistentes. Sem falar que parte do bumbum (cofrinho) ficava à mostra. Isso porque, a cintura era muito, muito baixa.
Calça cintura baixa dos anos 60: Saint Tropez
Nada disso teria acontecido se a calça de cintura baixa dos anos 60/70, chamada Saint Tropez, tivesse voltado à moda sem essa releitura bizarra. A calça Saint Tropez surgiu na década de 60 na região francesa de mesmo nome. Na época, polo da moda mundial.
A novidade chegou com forte poder de impacto. Pois, as mulheres estavam acostumadas a usar saias e vestidos. Usar calças já era inovador. Um modelo que deixasse toda região do umbigo de fora era algo que quebrava o padrão de vestimenta da época e conferia maior liberdade às mulheres. Logo a calça de cintura baixa se tornou símbolo de rebeldia, sendo utilizada por homens e mulheres.
Depois do aprendizado, o que resta
Resta fazer o relançamento do modelo nos padrões mais próximos aos de sua criação. Não vejo problema algum na calça de cintura baixa desde que venha em shapes mais soltinhos. Principalmente na área do cós. A calça deve ficar quase caindo, para que não marque o corpo. Tambem não é necessário que seja extremamente baixa. Como sempre falo aqui, o importante é o equilíbrio da silhueta. Pois, a cintura baixa fica muito bacana nos modelos boyfriend ou destroyed.
Trouxe algumas inspirações da calça de cintura baixa para vocês. Gostaria muito que deixassem aqui sua opinião. E aí, cintura baixa, volta ou não volta?
Fotos: Ágata Reis e Reprodução.