O aparecimento de melasmas e estrias na gravidez é comum na maioria das mulheres. As diversas transformações ocorridas nessa fase podem causar alterações irreversíveis na pele. Portanto, o melhor a fazer é prevenir para que os danos sejam minimizados.

Eu passei por 3 (três) gestações e tomei os meus cuidados como hidratação da pele e ingestão de líquidos. Com isso, tive poucas estrias e quase nenhum melasmas. Pensando em ajudar as futuras mamães trouxe algumas dicas da Dermatologista Fátima Tubini de como cuidar da pele em meio a gestação.

Imagem de Marjon Besteman por Pixabay

Mudanças durante a gestação

Quando se trata de gravidez o corpo da mulher passa por muitas mudanças. Afinal, está sendo a moradia de outro ser, que está prestes a vir ao mundo. Com todas essas alterações hormonais e genéticas é possível notar o surgimento de manchas, acnes e estrias por toda a estrutura física feminina.

Embora essas alterações sejam naturais, algumas mulheres se sentem incomodadas e não gostam nem um pouco dessas mudanças em seu corpo. Mas é possível prevenir marcas e sinais indesejáveis com cuidados específicos. “Manchas que surgem naturalmente nas aréolas mamárias, axilas, região íntima e na face de mulheres grávidas. Estrias que aparecem nas mamas, braços, abdômen e dorso são evitáveis”, conta a dermatologista Fátima Tubini. 

Como evitar melasma?

O melasma são manchas amarronzadas que surgem na região central da testa, bochechas e ao redor da boca. Para prevenir o seu surgimento no período da gravidez é importante o uso de protetor solar diariamente. “Não basta utilizar uma vez ao dia. É necessário passar o protetor pela manhã e retocá-lo no horário do almoço”, ensina Fátima. No caso de exposição ao sol ou atividade física, o protetor deve ser reaplicado a cada 2 horas.

Como prevenir estrias?

As estrias são lesões que aparecem devido ao alongamento da pele durante o ganho de peso e surgem por meio de rompimento de fibras de colágeno. Para evitar é necessário manter a hidratação da pele e fazer o controle do aumento de peso, junto com seu obstetra e/ou nutricionista. “Utilizar óleos e cremes, são fundamentais para a umectação da pele. Mas o ideal é que suas aplicações sejam feitas ao menos três vezes ao dia”, explica Tubini que ressalta que estrias vermelhas são mais fáceis de tratar, já as brancas a dificuldade de sua remoção é maior.

Melasmas e estrias na gravidez podem ser evitados

Uma receita que me ajudou muito nas gestações foi a aplicação de um hidratante corporal para pele seca e em seguida a aplicação de óleo corporal. Eu usei o óleo de amêndoas, aquele baratinho de farmácia. O óleo corporal aplicado sozinho não faz o mesmo efeito, uma vez que a permeabilidade cutânea não permite que ele seja absorvido. Porém, ao usar um hidratante primeiro ele serve como veículo e intensifica a hidratação da pele. Vale ressaltar que nada adianta aplicar os hidratantes se a ingestão de água no for suficiente.

Alimentação é a chave da saúde

Além disso, manter uma dieta bem equilibrada e saudável, realizar exercícios como de costume são indicados para manter o corpo saudável e evitar o estiramento da pele.

O acompanhamento de bons profissionais durante a gestação faz uma grande diferença nas transformações do corpo. É fundamental o acompanhamento com obstetra, vale a pena consultar um dermatologista para tratamentos preventivos. Além deste, vale contratar uma nutricionista e um personal durante e pós gestação.

Por último, “Durante a gestação, não utilize um produto estético sem a recomendação de um médico especializado na área”, conclui Fátima Tubini.

Imagem de capa: de GrumpyBeere por Pixabay

Parte da pauta enviada por A! Fonte Comunica.

Sobre a Dra. Fátima Tubini

Referência em cuidados e tratamentos dermatológicos, a Dra. Fátima Tubini atua na área da dermatologista há quase 20 anos. Com ampla experiência, a especialista é graduada em Ciências Médicas e possui o título de Especialista em Dermatologia concedido pela AMB e Sociedade Brasileira de Dermatologia.