Confira 5 graves erros de maquiagem que viralizaram nos vídeos da internet, mas que podem prejudicar seriamente sua saúde. Os vídeos das redes sociais são excelentes para tornarem as técnicas de maquiagem acessíveis a todos.

Por outro lado, eles são um pesadelo para os maquiadores profissionais, médicos, químicos e profissionais da biossegurança. Pois, muitas vezes ensinam práticas perigosas que podem causar danos à pele e à saúde. Por isso, separei os 5 piores que tenho visto ultimamente.

Erros mais graves de maquiagens virais

1- Esquentar a base na colher: Vamos começar com o que eu acho o mais grave e repugnante de todos. Esse vídeo mostra um desafio ou técnica de esquentar a base na colher antes de passar no rosto. Primeiramente, acho totalmente irresponsável esse tipo de vídeo. Pois, esquentar a base na colher faz alusão à uma dr@ga muito comum dos anso 70. Além disso, ao esquentar a base, a estabilidade e funções do produto ficam totalmente comprometidas. Com isso, a base pode craquelar, coalhar, perder a capacidade de fixação e durabilidade. Por último, essa prática pode causar queimaduras de primeiro a terceiro grau.

Imagem de cookie_studio no Freepik

Não insira componentes externos à sua maquiagem

2- Reaproveitamento de produtos: Outra prática comum dos vídeos de internet e que são, inclusive antigas, são as dicas de como reaproveitar os produtos quebrados ou ressecados adicionando soro, água ou outra substância à maquiagem. Um dos mais comuns ensinados na rede é o soro dentro da embalagem de máscara de cílios. Essa prática altera a estabilidade do produto e suas funções de biossegurança. O ambiente dentro da embalagem pode ficar propício à proliferação de fungos ou bactérias na embalagem. No caso de produto quebrado, que entrou em contato com o chão ou outra superfície não estéril, é ainda pior, pois leva para dentro da embalagem, sujeira e contaminação.

Imagem FreePik

Práticas nada descoladas

3- Uso de fitas adesivas não testadas dermatologicamente: Tenho visto muitos vídeos fazendo uso de fitas adesivas como durex, fita crepe e até fita isolante no rosto para ajudar na hora da maquiagem. Muito importante frisar que essas fitas não foram utilizadas para serem usadas na pele, muito menos do rosto. Elas não foram testadas dermatologicamente e têm um forte poder de cola, o que pode causar irritações, alergias, dentre outros produtos. Se quiser usar fita na pele, use o micropore, de preferência o hipoalergênico. Pois, esse produto foi feito e testado para isso. Existem ainda, adesivos próprios para a maquiagem  como os da marca SHADOW SHIELDS.

Tire a mão do olho

4- Coçar os olhos propositadamente após aplicação do lápis: essa prática vem viralizando nas últimas semanas e os oftalmologistas se contorcem. Com certeza, pois é uma prática absurda. Nós maquiadores, somos treinados para tomar o maior cuidado para não cair nenhum resíduo de maquiagem nos olhos. Além disso, sabemos sobre os perigos de levar a mão aos olhos e o hábito de coçá-los sempre. A “dica” grave ensinada consiste em aplicar o lápis na linha d’água e em seguida esfregar os olhos para que o produto se espalhe e esfume na linha dos cílios inferiores. A gravidade disso é carrear o produto para dentro do canal lacrimal e causar seu entupimento, gerando infecção. Outro problema é levar o lápis ou resíduo para dentro dos olhos, causando irritações, alergias ou arranhar os olhos.

Usar produtos que não foram feitos para tal

5- Evite fazer uso multifucional de produtos que não foram feitos para tal: essa prática é bem antiga, mas não tão inocente. Por exemplo, se você tem um batom que foi fabricado e testado apenas para ser usado como batom, provavelmente ele não foi testado na área dos olhos. Por isso, não deve ser utilizado como sombra ou delineador. Isso pode causar reações e alergias. No entanto, se o produto for comercializado como multifuncional e uma das suas funções for de sombra, ele terá sido testado nos olhos.

Venha fazer o curso de automaquiagem online

Se você gostou desse conteúdo, te convido para fazer o meu curso de automaquiagem online e aprender a se maquiar de forma fácil e simples, na segurança de sua casa ou onde você estiver.