Mais de um ano de emagrecimento acompanhado e uma bagagem de muito aprendizado.

Emagrecer definitivamente não é tão fácil como gostaríamos. Principalmente, para nós mulheres após o período de pré menopausa. Na verdade, a partir dos 40 anos já vai se tornando mais difícil. Pois, o metabolismo muda, fica mais lento e o organismo responde diferente aos estímulos e dieta.

Um ano após o início do emagrecimento acompanhado

Após mais de um ano passando por um processo de emagrecimento acompanhado pela minha médica Bruna Marisa, eu aprendi muito. No total, eliminei aproximadamente 12 kg de gordura corporal. Ganhei 7 kg de massa magra e mudei bastante meu corpo. Atingi metas, mas o objetivo é chegar a menos de 30% de gordura corporal.

O mais importante no processo de emagrecimento acompanhado é ter a saúde física e mental como pilares. Emagrecimentos milagrosos e muito rápidos, podem trazer danos à saúde. Por exemplo, pode-se perder massa magra ao invés de gordura. Esse é um resultado nada favorável.

Depois de todo esse período aprendi 5 coisas muito importantes sobre emagrecimento e deixo aqui para vocês. Espero que esse aprendizado compartilhado ajude vocês a compreender esse processo. Que mostre a vocês é difícil, mas é possível.

Pilares do emagrecimento saudável

Emagrecer com saúde não é perder peso: Esse é um dos pilares de um processo de emagrecimento acompanhado. Perder peso não significa emagrecer. Emagrecer é perder gordura corporal, seja ela subcutânea, visceral ou qualquer outra que esteja em excesso no corpo e que possa trazer algum dano à saúde. Hoje peso apenas alguns quilos a menos que um ano atrás, mas sou visivelmente mais magra.

Perder gordura corporal é mais difícil com a idade: isso, na verdade, a gente já sabia, concordam? Quanto mais o tempo passa, mais difícil perder gordura. Pois, o corpo muda, o metabolismo muda e as taxas hormonais mudam. Com isso, o corpo tende a aumentar a quantidade de gordura e perder massa magra.

Um bom programa de emagrecimento precisa de um acompanhamento multidisciplinar: Esse é um ponto muito importante. Não adianta apenas dieta ou exercício físico. Não adianta apenas manter as taxas hormonais e os níveis de vitaminas e minerais aceitáveis. É preciso ter o apoio de um endócrino, um nutricionista e um preparador físico. Em alguns casos é preciso inclusive de um psicólogo. A estética corporal também pode ser uma forte aliada tanto para dar um up no emagrecimento quanto para trazer bem estar físico.

O processo de emagrecer começa na mente

Mente magra, corpo magro: O emagrecimento começa pela mente. Como ela comanda todo esse processo… Já falei sobre pensamentos sabotadores da dieta. Mas, não é só isso. Quando não estamos com nosso emocional estabilizado, o processo de emagrecimento é muito, mas muito mais difícil. É preciso ter consciência e inteligência emocional para conseguir emagrecer. Saber identificar emoções e sentimentos e como lidar com os mesmos. Pois, é muito fácil descontar nossas questões emocionais na comida.

O emagrecimento não acontece da noite para o dia: Emagrecer com saúde leva tempo. Pois é um processo de troca de gordura por massa magra. Somente com muito foco, disciplina e determinação se chega ao resultado. Resultado que depende de pequenos atos diários. Portanto, é preciso organização, dedicação e constância.

Bônus:

Emagrecer com saúde tem altos e baixos. Em alguns períodos os resultados são melhores que outros. Isso pode trazer uma certa frustração. Uma das causas, por exemplo, é o efeito platô. Nesse momento, o acompanhamento é fundamental para nos trazer uma motivação extra.

Manter o corpo é tão ou mais difícil que emagrecer. Depois de atingidos os objetivos é comum de se acomodar e voltar aos velhos hábitos. Por isso, é preciso estabelecer novas metas. Sempre buscando a saúde e vitalidade.

Hoje sou acompanhada pela Dra. Bruna, responsável por todo esse aprendizado e pelos excelentes resultados que consegui. Dra Bruna é especialista em emagrecimento.

Abaixo um antes e depois do emagrecimento.

Emagrecimento acompanhado: 5 coisas que aprendi por Alessandra Faria
Emagrecimento acompanhado: 5 coisas que aprendi por Alessandra Faria
Emagrecimento acompanhado: 5 coisas que aprendi por Alessandra Faria