Mulheres maduras nas redes sociais ganham cada vez mais espaço e visibilidade numa sociedade na qual a beleza ainda é sinônimo de juventude.

Derrubando tabus e descontruindo padrões, as mulheres de 50 anos mais estão, aos poucos, rompendo a barreira da invisibilidade na mídia e no mercado de moda e beleza.

Pinterest

Consumo de beleza e moda no Brasil

O Brasil em 2020 era o quarto maior consumidor de produtos de beleza e cuidados pessoais do mundo. Dentre eles, os produtos de cabelo, pele, perfumes e higiene bucal. Em algumas categorias como fragrância, o Brasil está em segundo lugar no ranking. (fonte)

O comportamento do consumidor de beleza já sinaliza uma mudança crescente para o ambiente online. Além do aumento na procura de produtos personalizados e a preferência por empresas preocupadas com o meio ambiente e ética. Com a pandemia esse comportamento foi ainda mais impulsionado. A divulgação do skin care nas redes sociais como atividade de auto cuidado, auto estima e de ocupação do tempo ocioso teve um grande crescimento desde o início da pandemia.

Com isso, se tornou extremamente necessário para as empresas um bom desenvolvimento da comunicação com seu público. Principalmente, no meio digital.

E o consumo de moda?

Já o consumo de moda levou um grande baque durante a pandemia. Pois, foi um dos setores da economia mais impactados pelo isolamento. Nesse mercado o Brasil detém a quinta maior indústria têxtil do mundo, além de ocupar o quarto lugar em confecção. (fonte) Em abril de 2020, a redução das vendas de vestuário no Brasil já estava em 70%. (fonte)

Pinterest

Luta pela sobrevivência

Diante dessas situações e de novos comportamentos, as empresas perceberam a necessidade de se reorganizarem e de atenderem cada vez mais as necessidades de seus clientes. No entanto, as mulheres maduras, de 50 anos mais, ainda seguem negligenciadas em todo mundo, por marcas, mídias e publicidade. Por incrível que pareça as mulheres da maturidade são responsáveis hoje por 50% do consumo global (fonte). Como podem ainda estar invisíveis na sociedade? Seja no Brasi ou no mundo?

Pinterest

Onde estão as mulheres maduras

Se elas não estão na publicidade. Na propaganda de produtos de beleza, de produtos de joalheira ou de vestuário, elas podem ser encontradas nas redes sociais. Sim, elas não estão “presas” em casa, cuidando apenas da família e fazendo atividades de leve impacto. Não mesmo. Elas estão fazendo fotos de street style para o Pinterest. Vídeos no hells do insta com sua rotina de skin care, ou de sua rotina de exercícios. Elas estão dando dicas de como se manter produtivas e criativas no trabalho. Estão no tik tok, criando conteúdos divertidos. No mais, elas estão dando voz aos seus desejos e anseios, gritando: QUEREMOS SER VISTAS E OUVIDAS. TAMBÉM TEMOS NOSSAS NECESSIDADES. QUEREMOS SER ATENTIDAS.

Pinterest

Mulheres maduras nas redes sociais

Separei para vocês alguns perfis muito interessantes de mulheres maduras nas redes sociais para vocês visitarem. Se gostarem do conteúdo, seguiram também, por que não?

Primeiro, vou falar das minhas redes. hehehe Se vocês quiserem me seguir, no cabeçalho do blog tem os ícones das minhas redes. Espero vocês em cada uma delas. Eu falo sobre moda e beleza focada na beleza da mulher madura. Falo muito sobre auto estima, aceitação e amor próprio.

No Pinterest

Por lá criei uma pasta só para fotos de moda estilo de mulheres a partir dos 50 anos. São realmente inspiradoras. Acessem aqui.

No Instagram

Além da Consuelo Blocker e da Cris Guerra, as quais já apareceram por aqui, eu sigo várias outras. Como a Ana Penzin e outras mulheres maduras gringas.

@anapenzin
@annikavonholdt
@yazemeenah
No Tik Tok

Sigo minha ex colega de trabalho Vanessa Antunes que gera conteúdos leves, criativos e muito divertidos. Também sigo a Ana Dias, que gera conteúdo de moda e estilo.

Fotos: Reprodução.

4 Replies to “Mulheres maduras nas redes sociais ganham visibilidade!”

  1. Que post IN CRÍ VEL!!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Somos muito fenomenais mesmo! E só falo uma coisa: coitado de quem não enxergar isso! 🤭🤭🤭🤭 Estou super honrada por ter sido escolhida entre tantos nomes de peso para fazer parte dessa postagem! Muito obrigada, Alê!! E vamo que vamo porque temos que acabar de dominar o mundo!! 😜 Um beijo!!!

    https://anapenzin.com.br

    1. Isso mesmo, amiga. Temos que continuar dando voz a esse grupo de mulheres maravilhosas.

  2. Amei essa matéria! Mês que vem faço 70 anos e nem de longe sinto o peso de minha idade. Meu Instagram é @cotrimjulia e se você tiver curiosidade de ver como sou, vai lá me fazer uma visitinha! ;)

    1. Que bacana Júlia. Já estou te seguindo. Me segue lá também. @eu_alessandrafaria

Comments are closed.