O blazer alongado foi tema de um post recente por aqui. Hoje, trago para vocês alguns looks montados com a peça que traz referências ao estilo alfaitaria wall street 80’s e perfume do blazer boyfriend (teoricamente são a mesma modelagem).

Quando o blazer migrou para o guarda roupa feminino

O blazer, peça típica do guarda roupa masculino, começou a ser inserido na moda feminina “por volta da década de 20/30, por Coco Chanel e outros inovadores como ela. O blazer fazia parte do tailleur, uma adaptação dos ternos masculinos para mulheres da época. Logo se tornou artigo de primeira necessidade no guarda-roupa feminino, principalmente das mulheres que trabalhavam“. (MacDonell Smith, Nancy. O pretinho básico: a verdadeira história dos favoritos da moda. p. 35 a 56. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2004.)

1 blazer alongado, vários looks por Alessandra Faria

O blazer e o empoderamento feminino

Ainda hoje, o terno, o tailleur e principalmente o blazer são itens que remetem ao empoderamento feminino e ao desejo da igualdade entre gêneros. Ainda são peças que demonstram o poder da mulher, principalmente no ambiente de trabalho.

No entanto, o blazer se tornou item atemporal e versátil. Perdeu um pouco seu caráter sóbrio e se tornou peça descolada e extremamente versátil. Obviamente, deve-se prestar muita atenção ao corte e ao tecido do blazer. Pois estes elementos são determinantes para o estilo do mesmo.

1 blazer alongado, vários looks por Alessandra Faria

Blazer alongado: esportivo e versátil

O blazer alongado, por exemplo, é mais esportivo, displicente, jovial. Permite uma infinidade de produções e vai a qualquer ambiente. Pode ser usado de segunda a domingo. Os complementos é que irão ditar o clima do blazer. Além disso, a peça valoriza bastante a silhueta, causando um efeito alongador. A modelagem atual traz uma leve acinturada deixando o visual um pouco mais feminino.

Se você ainda não tem um blazer alongado no seu guarda roupa, pode investir na peça. Pois, além de ser tendência forte para a próxima estação, como disse acima, é atemporal e clássico. Isso significa que ele tem vida longa no armário. Se você vai comprar seu primeiro blazer alongado, opte por um em cor neutra e mediana, ou seja, nem muito claro, nem muito escuro. O tecido leve como linho, sarja ou algodão. Assim, sua versatilidade aumenta, pois conseguirá usá-lo em qualquer estação.

1 blazer alongado, vários looks por Alessandra Faria

Coloquei aqui 3 opções de look, sendo que as duas primeiras mudam apenas os acessórios e a tee. No vídeo vocês poderão ver inspirações de look.

Me digam qual vocês mais gostaram.

Fotos: eu e Ágata Reis.