O coronavírus 19 chegou definitivamente no Brasil e estamos prestes a sofrer os piores momentos da crise.
Infelizmente, a pandemia é uma realidade e algo que foge ao nosso controle. Fazer o isolamento social, redobrar os cuidados com a higiene pessoal e do ambiente, até o momento, é que melhora seu crescimento rápido, pela experiência em outros países.
Coronavírus é uma realidade
Além disso, existe mais algumas coisas que podemos fazer como por exemplo, cuidar e fortalecer o nosso sistema imunológico. Pois, já é sabido que cada organismo reage ao vírus de uma forma e pessoas com saúde frágil podem se tornar casos graves da doença.
Por isso, eu a Dra. Bruna Marisa, médica que me acompanha trazemos hoje esse artigo com dicas para fortalecer o sistema imunológico. Claro, que essas dicas servem para um estilo de vida que deve ser seguido também depois que passar a pandemia.
Em tempos de Coronavírus, precisamos falar sobre Imunidade
“Imunidade é a capacidade que o organismo tem de se defender de vírus e bactérias. Quando percebemos que ela está baixa, temos que fazer um ajuste nas refeições. É preciso ingerir alimentos ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico.
Alguns alimentos aliados do sistema imunológico
- Frutas cítricas como o limão e a laranja são ricos em vitamina C.
- Os vegetais verdes escuros são ricos em ácido fólico.
- Carnes, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas são ricas em zinco, que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.
- O Gengibre é rico em vitaminas C, B6 e tem ação bactericida, além de tratar inflamações da garganta e auxiliar nas defesas do organismo..
- O própolis regula o sistema imunológico, é antibacteriano e antiviral. Estimula a produção de citocinas, que modulam os mecanismos da imunidade.
- O alho é rico em vitamina A, C e E, portanto um forte aliado contra a baixa imunidade, assim como a cebola que é anti-inflamatória, antiviral, antifúngica e antiparasitária.
- Não podemos deixar de fora a Cúrcuma, que é anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva.
- A hidratação também é fundamental nesse momento. O ideal é ingerir ao menos 2 litros de água por dia. (Consulte seu médico)”
Se você está fazendo alguma de dieta de emagrecimento, procure o profissional que te acompanha para reavaliar sua alimentação em tempos de pandemia. É extremamente importante ingerir todos os nutrientes necessários para manter nosso corpo forte e saudável. Isso pode ser o diferencial, caso haja contaminação com o coronavírus.
Outros hábitos que ajudam a turbinar o sistema imunológico
- Exercícios físicos: a prática de atividade física também ajuda o sistema imunológico, pois traz força e libera diversas substâncias importantes. O fato de estarmos em quarentena não significa que não seja possível se exercitar. Existem inúmeros aplicativos que trazem séries de exercícios para fazer em casa sem aparelhos.
- Sono regular: boas noites de sono são importantes. Aproveite a quarentena para descansar.
- Evite o estresse: falar em evitar o estresse em meio a uma pandemia, parece piada. Mas, o estresse pode prejudicar o sistema imunológico. Com o turbilhão de informações que estão sendo passadas nas redes sociais, podemos ficar totalmente contaminados pela energia negativa. Selecione apenas os canais confiáveis e filtre as informações.
- Evite a automedicação: muito importante nesse momento. Alguns medicamentos como os antibióticos e antiinflamatórios baixam a resistência consideravelmente. Não se automedique.
- O sol é nosso aliado: não podendo tomar sol ao ar livre, procure uma janela de sua residência e tome o sol da manhã, por 15 minutos.
- Mantenha seu ambiente ventilado.
- Fuja dos vícios: aproveite a quarentena para abandonar seus vícios.
Vamos cuidar da imunidade. Hoje e sempre!
Fotos Reprodução.