Há alguns anos escrevi um dos meus artigos mais acessados no blog, onde ensino como identificar seu formato de rosto. Fiquei impressionada como as pessoas, principalmente mulheres, tem dúvida sobre isso. E, principalmente, como essa informação pode influenciar suas escolhas no dia a dia e até mesmo sua auto estima.

Na área da beleza atuei como professora de Imagem Pessoal e Maquiagem por 8,5 anos em duas faculdades de BH. Com certeza, geometria facial era a matéria mais complicada da disciplina. Pois envolve noções de geometria, matemática e anatomia.

Um profissional com conhecimento de visagismo é importante na hora de escolher o corte certo para seu formato de rosto.

Mas, o bom senso e o olhar aguçado podem ajudar a escolher o corte de cabelo mais adequado para uma boa harmonização na imagem. É óbvio que ter um bom profissional de beleza, de preferência com noções de visagismo, ajuda bastante nessa hora.

Vale lembrar que o cabelo é uma moldura para o rosto e, para as brasileiras, um elemento importantíssimo na imagem e na auto estima.

O corte de cabelo deve harmonizar com o formato do rosto.

Dessa forma o corte de cabelo deve ser utilizado a fim de suavizar as linhas mais pesadas do rosto. Ainda nos dias de hoje temos o rosto oval como referência. Este foi definido por Da Vinci como o rosto de proporções perfeitas. Aliás, esse formato aceita qualquer tipo de corte de cabelo.

Corte ideal para formato de rosto por Alessandra Faria
Rosto oval.

Corte certo para seu formato de rosto:

Para rostos de base mais largas como o redondo e o quadrado, o corte com laterais repicadas na altura do maxilar alongam o rosto e suavizam a linha da mandíbula. Estes formatos aceitam ainda uma franja longa que suaviza a testa. No caso de rosto redondo, o corte chanel fica perfeito.

Corte para seu formato de rosto por Alessandra Faria
Rosto quadrado.
Corte de cabelo ideal para formato de rosto por Alessandra Faria
Rosto redondo.

Já o rosto retangular, aquele mais fino e bem comprido, deve ter laterais retas e longas evitadas. Fica ótimo com franjas retas ou falsa franja, deixando o rosto mais curto. Corte com fios mais curtos (na altura da orelha ou nuca) e desconectados ficam muito bem com esse formato de rosto. O volume causado com cachos e ondas valorizam esse rosto.

Rosto retangular.

Rosto hexagonal é valorizado na mulher moderna.

O rosto hexagonal, um dos mais comuns nas mulheres brasileiras, aceita cortes variados. Como é um rosto valorizado hoje, seja para fotos ou vídeo, pode-se tanto fazer um corte que valorize suas linhas ou que suavize a linha da mandíbula, como no rosto quadrado.

Rosto hexagonal.

Já o rosto triangular invertido (chamado de coração), que tem testa reta e mais larga que o queixo, precisa de uma franja reta ou lateral, desfiada até a altura dos olhos.

Rosto triangular invertido.

O rosto losango possui o zigomático acentuado e queixo e testa mais finos, fica perfeito com cortes curtos e franja falsa. Os fios devem suavizar a linha do zigomático de forma desconectada.

Rosto losango.

O rosto triangular, que tem queixo e mandíbula mais largos que a testa não permitem franjas. Além disso, necessitam de volume na área da mandíbula.

Rosto triangular.
Na hora de escolher o corte não é só o formato de rosto que define.

Vale ressaltar que, na consultoria de imagem, não levamos em consideração apenas o formato de rosto para definir o corte de cabelo. É preciso fazer um estudo das proporções corporais, do estilo de vida da cliente e, principalmente, de qual imagem deseja passar.

Porém, espero que esse artigo já dê algum norte para vocês.

Fotos reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *