Identificar o formato de rosto é fundamental para determinar a melhor técnica de maquiagem. Mas, não se resume a isso. O formato de rosto também determina a melhor armação de óculos, o corte de cabelo ideal e até o formato de decote. O formato de rosto também delimita “sua personalidade”. Portanto, faz toda diferença ao montar sua imagem pessoal e seu posicionamento de marca pessoal ou profissional. 

Como identificar meu formato de rosto

Durante os anos que estive à frente da disciplina Imagem Pessoal e Maquiagem Profissional, uma das grandes dúvidas entre meus alunos era sobre como identificar o formato de rosto. Havia uma certa confusão entre os variados formatos, pois tem muito conteúdo sem fundamento no mercado e que cria essa confusão. Além disso, a percepção do próprio rosto pode trazer dúvida sobre o assunto também. Um exemplo é que a maioria das pessoas que tem rosto oval, acha que seu formato é redondo.

Onde/quando surgiu o estudo dos formatos de rosto

As proporções do belo e do estético são matemáticas e são baseadas na lei dos terços e na proporção áurea ou divina. Um número específico descoberto por Leonardo Da Vinci, ainda no Renascimento. Esta proporção áurea é utilizada na maquiagem, cirurgia plástica, arquitetura, artes plásticas, cinema e televisão, entre outras ciências.

Para definir o formato de rosto, observamos sua geometria e analisamos suas linhas. Este estudo faz parte da disciplina de Maquiagem e Imagem Pessoal que ministrei no curso de Estética e Cosmética. É um estudo mais complexo portanto, vou tentar ser o mais resumida possível.

Analisando as linhas do rosto

Primeiro, devemos imaginar uma linha vertical dividindo o rosto em dois lados iguais. Depois deve-se dividir esta linha em 3 partes iguais e traçar linhas horizontais (teoria dos terços) – linha raiz de sobrancelha, linha raiz de nariz. No terço central deverá caber a altura do nariz, que se repetirá 3 vezes na linha da altura.

Depois, imagine uma linha horizontal (linha de largura) dividindo o rosto ao meio, ela deverá passar no meio do nariz. Analise esta linha com a de largura, se ela é menor ou proporcional.

Saiba como identificar o formato de rosto, por Alessandra Faria

Desenho de autoria de Miguel Zuppo, profissional contratado por mim para ilustrar minha apostila.

Tipos de rosto

Rosto oval: Tem cantos suaves e delicados. A linha de largura equivale a 2/3 da linha de comprimento, aproximadamente. Não possui ângulos proeminentes. Foi o formato de rosto considerado como ideal feminino do Renascimento até o século XX e ainda é usado como parâmetro para as correções de rosto na maquiagem e para cirurgia plástica.

Rosto redondo: Parece com o oval, porém sua testa e queixo são curtos e a linha de largura é proporcional à linha de comprimento. A testa é curta e redonda e o espaço entre a raiz do nariz e o queixo é menor que o comprimento do nariz.

Rosto quadrado: A linha de largura é proporcional à linha de comprimento. Tem as laterais retas, assim como a testa e o queixo também retos. Possui ângulos retos nas laterais de testa e mandíbula, cujo alinhamento está abaixo da linha  centro da boca.

Rosto Hexagonal de lateral reta e de base reta:

Rosto mais cotado para tv, foto e vídeo atualmente, tanto para homens quanto para mulheres. Muito confundido com o quadrado, pois tem as laterais retas e ângulos retos na lateral de testa e lateral da mandíbula. A diferença é que os ângulos da mandíbula estão alinhados na linha centro da boca.

Rosto triangular: Formato de rosto pesado caracterizado por testa estreita e mandíbula mais larga e aberta, com cantos em ângulos retos, localizados abaixo da linha centro de boca.

Rosto triangular invertido: Caracterizado por testa larga e queixo fino e longo.

Rosto losango: Caracterizado por linha de largura angulosa com osso zigomático proeminente. Testa e queixo são finos e em ponta.

Rosto comprido: É aquele cuja linha de largura é muito menor que a linha de comprimento, não importando seu formato.

Qual o seu formato?

Conseguiu descobrir seu formato? Não fique presa às fotos, comparando seu rosto com as mesmas. Observe suas proporções para descobrir o seu formato. Vale lembrar que existe o rosto misto, cujo formato acima da linha de largura é um e abaixo da linha de largura é outro. Também existe o rosto assimétrico, que apresenta diferenças entre um lado e outro do rosto.

Ainda tem dúvida?

No meu obook de Técnicas de Maquiagem Profissional tem mais conteúdo para você sobre formato de rosto e suas correções. Mas, tem muito mais.

Se você quer aprender mais sobre maquiagem profissional o automaquiagem, meu ebook é para você.

Venha conferir. AQUI

https://tecnicasdemaquiagem.com.br/

Fotos:

  • reprodução via Pinterest https://br.pinterest.com/alessandradfari
  • reprodução de fotos e imagens do meu acervo pessoal, reprodução https://www.shutterstock.com com licença de uso até julho de 2023.
  • desenhos de minha propriedade, feitos por Miguel Zuppo.

22 Replies to “Saiba como identificar o formato de rosto.”

  1. Não to conseguindo achar o meu,e quero cortar uma franja curta,porque minha testa é grande(eu acho),mas tenho medo da franja deixar meu rosto redondo demais parecendo um queijo..
    Essa duvida me mata,corto a franja e corro o risco de ficar com cara de queijo,ou fico com a testa enorme parecendo um E.T ?

  2. Olá Soraya.
    Obrigada pela visita.
    A maioria dos rostos é assimétrica, fique tranquila. rs
    Se o seu rosto for mesmo o oval, ele ainda é considerado o rosto feminino "perfeito", portanto aceita qualquer corte de cabelo. Quanto à maquiagem, vai depender de seu estilo e da cor de seus olhos. Tem posts sobre estes assuntos aqui no blog.
    bjos e volte sempre.

  3. Olá Alessandra, o rosto que você coloca como "Rosto Hexagonal de lateral reta" é também popularmente chamado de "Rosto formato coração"? É que dizem que o meu rosto é deste formato, mas não encontrei aqui por este nome.

    1. Olá Larissa! Na análise de formato de rosto profissional não existe o rosto que chamam de formato coração. Imagino que seja o triangular invertido, cuja testa é mais larga que a mandíbula e o queixo é fino.
      bjos e volte sempre.

  4. olá,boa tarde
    Meu Nome é Marcelo
    tenho um rosto Rosto triangular,gostaria de saber se posso de deixar esse Rosto quadrado?
    e qual seria o valor?

  5. olá gostaria de cortar meu cabelo e ate agora não consegui identificar o formato do meu rosto, eu confundo com oval e triangular invertido

  6. Ola gostaria de saber qual e o formato do meu rosto pois nao consigo indentificar…

  7. Olá Alessandra, muito bacana seu artigo. Com ele, consegui identificar claramente meu tipo de rosto. Sempre disseram que meu rosto era quadrado, mas, tenho a testa mais estreita e a mandíbula mais larga. Então tenho o rosto triângulo. :) Obrigada. Ajudou muito!!

    1. Igual ao meu que eu também tinha dificuldades de identificar. É o formato pera. Eu, particularmente, acho difícil harmonizar o cabelo com meu rosto e hoje descobri o porquê.

  8. Olá Alessandra! Gostei muito do seu artigo, mas fiquei na dúvida entre o oval e o triângulo invertido. A linha da largura deu 2/3 da linha do comprimento, o que seria o oval, mas tenho a testa grande, sendo o triangulo invertido, porém não tenho tenho queixo comprido e proeminente!rs

    1. Olá Rafaela, pela sua descrição ele é um rosto misto: triangular na parte de cima e oval na parte de baixo. O rosto misto e o rosto assimétrico são muito comuns.
      bjos e volte sempre.

  9. Olá alessandra, gostei mto do artigo, mas estou em duvida, pos nao tenho a testa estreita, mas o maxilar e um pouco mais largo e o queixo comprido. Me ajuda por favor

  10. Muito, muito obrigada! Esse foi o único artigo que me ajudou, eu finalmente descobri que o meu rosto é oval!!

  11. Acho que meu rosto é oval, foi o mais eu consegui identificar '-' sempre achei que meu rosto fosse quadrado kkkk

  12. Olhe minha foto no meu e-mail e me ajude a ver se o meu e esse Rosto Hexagonal de lateral reta ou o quadrao. ta pra um dos dois.

    1. Olá Dayane, o serviço de consultoria de imagem é cobrado, conforme informado no texto. Caso, você realmente tenha interesse em contratar esse serviço, me reenvie seu email, por favor.
      Bjos

  13. Finalmente pude ver que meu rosto está mais para o formato de pera, ou triângulo. Inclusive, acho que é bem menos comum em mulheres e por isso se fala pouco sobre cortes de cabelo e visagismo. E acho que agora entendo porque pouco me harmonizo com cabelos nos ombros e cacheados.

Comments are closed.