Olá Queridas e Queridos!

Alimentos laxantes são grandes aliados à saúde e à dieta de emagrecimento, pois ajudam a limpar o intestino e a desintoxicar o organismo.

alimentos_laxantes_sucos_detox_por_alessandra_faria2

Há pouco tempo fiz um artigo sobre como o bom funcionamento do intestino é fundamental para saúde e principalmente para a dieta de emagrecimento, aqui.

A má alimentação, maus hábitos como sono irregular, ingestão de bebidas e/ou medicamentos e, principalmente o sedentarismo podem fazer com que o intestino fique preguiçoso, ressecado ou com funcionamento inadequado.

Na verdade, não existe um consenso rigoroso sobre o funcionamento do intestino. Os profissionais de saúde consideram como normal tanto uma pessoa que vai ao banheiro 2 a 3 vezes ao dia como uma pessoa que vai a cada 3 dias. Porém, sintomas físicos podem sinalizar que o seu está com o funcionamento inadequado ou está inflamado. Entre eles estão a barriga inchada, o estômago pesado, digestão ruim, fezes ressecadas e até aparecimento de acne.

Fazer uma desintoxicação do organismo com a limpeza intestinal é uma necessidade que tem ganhado cada vez mais adeptos. Existem métodos e terapias como a colonterapia e uso de laxantes (não é indicado), que devem ser prescritos e acompanhados pelo seu médico.

Mas, limpar os intestinos é bem mais simples que se imagina. Você consegue fazer isso em casa com uso de alimentos laxantes que podem ser consumidos sozinhos ou em sucos, entre eles estão mamão; aveia e linhaça; maçã; beterraba; laranja.

Claro que estes não são os únicos, existem muitos outros como leguminosas, oleaginosas, outras frutas, folhas, grãos… Mas, o objetivo deste post é mostrar para vocês que é possível limpar os intestinos apenas com estes alimentos fazendo sucos e vitaminas misturando-os entre si e ingerindo-os pelo menos 3 vezes no dia. É importante frisar o consumo de água (ao menos 2 litros ao dia), principalmente quando se aumenta a ingestão de fibras na alimentação, pois a fibra seca pode causar o ressecamento do intestino e agravar o quadro de constipação.

alimentos_laxantes_sucos_detox_por_alessandra_faria

Sucos laxantes:

Mamão, laranja e ameixa

Meio mamão papaia sem sementes

1/2 copo de suco de laranja

4 ameixas pretas sem caroços

Bata tudo no liquidificador, pode acrescentar água ou gelo.

Mamão, ameixa, aveia e leite

1/2 mamão

1 ameixa preta

1 copo de 200 ml de leite

1 colher de aveia em flocos

Beterraba, cenoura e laranja

1/2 beterraba

1 cenoura2 laranjas

1/2 copo de água

Você pode combinar os alimentos de acordo com seu gosto. Eu faço várias misturas em casa, misturando frutas, legumes e folhas, sempre com água e sem açúcar.

A limpeza intestinal não deve ser feita com frequência. Além disso, existem doenças que causam prisão de ventre, portanto, o ideal é procurar orientação médica antes de começar a limpar os intestinos e fazer a desintoxicação do organismo.

Fotos: reprodução.