Olá Queridas!

Na coluna Depois dos 40 de hoje vou falar um pouco sobre os primeiros sinais de envelhecimento que aparecem na meia idade.

depois-dos-40-moda-envelhecimento

Desde a época em que Cleópatra tomava banho de leite para garantir uma pele alva e macia, que o homem se preocupa com a beleza, a estética e a busca pela eterna juventude.

Dos tempos dos faraós mumificados em perfeito estado até os dias de hoje, muitas conquistas foram feitas nesta busca pela “interrupção” do envelhecimento. Mas, o fato é que o organismo humano, a partir de sua concepção, passa por inúmeras e constantes mudanças até o momento da velhice, que seria seu auge. Portanto, o envelhecimento é contínuo e inevitável.

assumindo os cabelos brancos cassia kiss

Todavia, é possível desacelerar o processo ou, pelo menos não acelerá-lo, ou seja evitar o envelhecimento precoce.

Com o avanço da tecnologia cosmética e estética que temos hoje, os sinais de envelhecimento podem passar despercebidos até a chegada da meia idade. Mas, depois dos 40 não dá mais para escondê-los. Saber quais os principais sinais do envelhecimento e como lidar com eles, nos permite caminhar para a velhice de forma mais saudável e tranquila.

Como o blog trata de moda e beleza, vou me ater apenas aos sinais de envelhecimento da pele e cabelo, mesmo porque não sou especialista no assunto e meu objetivo é começar um discussão útil e saudável sobre o tema. (se você tiver informações que venham enriquecer nossa discussão, deixe-as nos comentários).

depois-dos-40-moda-envelhecimento 2

Pele: os principais sinais de envelhecimento da pele depois dos 40 são as rugas ou linhas de expressão. Finas ou profundas, elas são a dor de cabeça de muitas de nós. Porém, isso é só o início, pois a pele perde o brilho, a elasticidade e o viço. Além disso, as manchas podem se tornar mais intensas, maiores e recorrentes. Algumas mulheres ainda tem o desgosto de sofrer com a acne tardia.

A redução da elasticidade da pele resulta na flacidez, o que deixa o semblante com ar de cansaço. As pálpebras superiores em alguns casos podem cair sobre os olhos a ponto de ser necessário uma intervenção cirúrgica (blefaroplastia). Outro ponto que fica crítico é a linha da mandíbula, que perde o seu desenho, uma vez que as maçãs do rosto “descem” sobre elas fazendo um volume nas laterais do queixo (chamo este efeito de bulldog: odeio!!!). As marcas nasolabiais (bigode chinês) se tornam mais evidentes e o formato do rosto como um todo sofre alterações, pois os tecidos moles (músculos, gorduras e pele) ficam flácidos e/ou em menor quantidade (como é o caso da gordura).

maquiagem-para-mulheres-maduras

Cabelos: os primeiros sinais de envelhecimentos dos cabelos são os temidos cabelos brancos. Sua ocorrência depende de vários fatores, inclusive genéticos. Os cabelos brancos podem começar a aparecer em qualquer idade, mas é depois dos 40 que o bicho pega.

Contudo, o envelhecimento dos cabelos não para por aí. A partir dos 40 os fios começam a perder massa, se tornando mais finos, mais secos, ásperos e mais rebeldes, difíceis de domar (como sei o que é isso). O couro cabeludo reduz consideravelmente a produção de óleo, responsável pela hidratação dos fios. O cabelo perde o brilho e a cor. Com a perda de massa, os fios ficam frágeis e se tornam mais quebradiços.

Alguns fios se tornam tão frágeis que caem e o bulbo morre, causando perda de volume. Em alguns casos, nos quais a genética está muito relacionada, pode haver uma alopécia considerável (minha avó ficou careca, que medo!!!).

Como este post se trata apenas dos sinais do envelhecimento, vou ficando por aqui. No próximo post vou falar sobre alguns hábitos que podem ajudar na prevenção do envelhecimento precoce.

Fotos: reprodução.