Olá Queridas!

O envelhecimento é um dos maiores medos das mulheres do mundo contemporâneo quando se diz respeito à beleza.

envelhecimento mãos

Devido ao aumento considerável na expectativa de vida do ser humano e à grande pressão da mídia em se manter a beleza, as pessoas hoje tem um medo muito grande de envelhecer e/ou aparentar sua idade cronológica.

Produtos são tecnologicamente melhorados a cada dia, tratamentos estéticos são criados, máquinas são desenvolvidas e bisturis correm soltos a fim de se prevenir, retardar ou disfarçar o envelhecimento.

Mas, ele é cruel. Não tem como enganá-lo por muito tempo. Em algum momento ele dá as caras.

Existem 2 tipos de envelhecimento: – o intrínseco, aquele que é cronológico, patológico, irreversível, irrecuperável e intermitente; e – o extrínseco, aquele que é resultante de fatores externos como exposição solar, maus hábitos, entre outros.

Com relação ao envelhecimento intrínseco, nada podemos fazer, mas com relação ao extrínseco, podemos retardar ou, pelo menos, não acelerar o processo.

Entre alguns dos cuidados que podemos tomar para prevenir o envelhecimento, estão:

– evitar exposição solar;

– não fazer uso de drogas, entre elas, o cigarro e o álcool;

– fazer uso de alimentação saudável;

– dormir bem; e

hidratar muuuuuito! A água é responsável por conduzir energia pelo corpo e oxigênio para as células,  entre outras funções. Além de ingerir bastante líquido, é necessário utilizar cremes hidratantes para se “manter a água sobre a pele”.

E é neste ponto que quero chegar. Existem algumas partes do corpo que são mais ressecadas, as quais não damos muita atenção e que são capazes de revelar nossa idade ou o envelhecimento. São partes que ficam mais expostas às agressões externas como o sol, poluição e mudança de temperatura. São elas: as mãos, os cotovelos, os joelhos e os pés. Estas 4 partes do corpo necessitam de cuidados especiais e de hidratação específica.

envelhecimento pés rachados e ressecados

Mãos: estas são as mais expostas ao sol e agentes químicos. Devemos utilizar um creme com hidratação intensa e filtro solar para que não fiquem manchadas e/ou flácidas. Já existem cremes específicos para as mãos que são antissinais. Eu uso dois que gosto bastante, o da Mary Kay e o da Nívea.

envelhecimento creme antissinais para mãos e colo mary kay

 nivea- creme para as maos q 10 plus 500

Cotovelos e joelhos: estas áreas com o tempo, podem se tornar escuras, ásperas, escamadas e flácidas. É imprescindível uma hidratação intensa com produtos bem emolientes. Uso o creme de cacau da linha Ekos da Natura, que serve para pés e pode ser usado em outras áreas ásperas do corpo. O uso de esfoliantes de uma a duas vezes por semana, ajuda na retirada das células mortas. Em casos extremos de ressecamento, pode-se hidratar bastante estas áreas e depois cobrir com um filme plástico para ajudar na absorção do produto.

creme para pé ekos

Pés: os pés são mais expostos à sujeira e poluição. Precisam ser bem cuidados, lavados  e enxugados. Sua hidratação deve ser intensa. Quando muito secos, os pés desenvolvem rachaduras que podem, em casos mais graves, chegar até a infeccionar. Não se deve lixar os pés. A esfoliação deve ser sempre suave com produtos próprios, de uma a duas vezes por semana. Devem ser hidratados após o banho com hidratante próprio e à noite com um hidratante mais intenso como o extra emoliente da Mary Kay (amo!). O uso de meias de algodão potencializam a absorção do produto.

hidratante-noturno-extra-emoliente-mary-kay-1364525234263_956x500

Fotos: reprodução.