Olá Queridas!
Escolher o sapato ideal para trabalhar parece algo fácil e natural. Mas, não. Muitas mulheres erram na escolha e passam por situações delicadas.
A democracia da moda chegou aos sapatos e hoje é possível encontrar vários modelos e alturas de salto. Tal democracia deveria facilitar a nossa vida. Mas, a vontade de ficar elegante e até sexy, pode ser traiçoeira e nos levar a tomar a decisão errada na hora de escolher o sapato para trabalhar.
Muitas vezes preparo o meu look começando pelos sapatos, pois sou louca por eles. Para escolher o modelito do dia, penso em tudo que terei de fazer enquanto estiver com ele: se terei que andar a pé, em qual o tipo de piso andarei, qual evento ou situações terei de passar, entre outros. Com frequência, levo 2 pares dentro do carro: um mais alto e outro mais confortável e os troco durante o dia de acordo com o que vou fazer e o local.
Assim como no vestuário de trabalho, a palavra mais adequada para a escolha do sapato é adequação. Para ambientes mais formais, sapatos formais, para ambientes mais descontraídos, sapatos informais. Porém, podemos traçar uma regra geral para alguns modelos como rasteiras, chinelos, tamancos, sandálias de tiras finas e salto agulha, estes não devem ir a nenhum ambiente de trabalho, por serem muito informais ou sexies.
Ambientes formais de trabalho: Palavras-chave: classe e discrição. Sapatos fechados, com salto entre 3 e 7 cm de altura, grosso ou médio, bico fino ou levemente arredondado, do tipo scarpin ou chanel. Melhores cores: nude, preto, vermelho, azul marinho, queimado, cinza e verde escuro. Opte pelos modelos mais clássicos e lisos, podendo usar os bicolores.
Ambientes semi-formais de trabalho: Palavras-chave: elegância e criatividade. Nestes ambientes é possível usar os modelos clássicos, porém com um toque a mais que permita imprimir sua personalidade. Os saltos podem variar de sapatilhas a salto 7 cm, grossos, médio, anabela. É possível usar sapatos semi abertos como peep toe e até mesmo sandálias em modelos mais clássicos e fechados. Opções de tendência são permitidas como texturas e animal print , desde que não sejam muito fashion
Ambientes informais de trabalho: Palavras-chave: Bom senso e ousadia. Nestes ambientes a criatividade é super valorizada, portanto mostrar sua personalidade em sua imagem pessoal, deixando transparecer toda sua criatividade pode contar pontos para você. Mas, o bom senso deve ser usado, pois o ambiente ainda é de trabalho. Modelos fashion, coloridos e trabalhados são permitidos, desde que não roubem a cena totalmente. As alturas variam entre sapatilhas e salto 7 cm. Os saltos podem ser grossos ou médios em materiais variados, podendo incluir os exóticos como madeira, cortiça, corda, chifre. Materiais diversos são liberados, evitando-se apenas os mais sexies.
Você poderá encontrar um sapato adequado para trabalhar aqui, na Dafiti.
Fotos: reprodução.