Olá Queridas!
Na coluna Dicas de Maquiagem de hoje vou falar um pouco sobre formato de olhos e suas devidas correções para harmonizar os traços, conforme as proporções do belo e do estético.
A correção de formato de olhos, assim como a de outros elementos do rosto, é feita dentro do jogo de claro e escuro (luz e sombra) e as proporções de medidas descobertas ainda no Renascimento pelo grande mestre absoluto, Leonardo Da Vinci.
Antes de definir o formato de olhos, é necessário identificar o formato padrão ou proporcional. O olho padrão tem um formato parecido com o de um triângulo equilátero Seus cantos internos e externos estão devidamente alinhados na linha horizontal que passa no centro dos olhos. A distância entre um olho e outro é igual a largura do próprio olho, ou seja, deveria caber um terceiro olho entre os olhos. A pálpebra superior, que corresponde à área entre a raiz dos cílios superiores até a sobrancelha deve medir duas vezes a altura do olho quando aberto. O côncavo localiza-se no meio da pálpebra superior. A distância entre o canto externo do olho e o final da têmpora (onde nasce o cabelo) deve ser igual a 2/3 da largura do olho.
Parece complicado, mas não é. Visualize a imagem:
Agora é hora de identificar os diversos formatos e suas correções. A figura abaixo ilustra bem os diversos formatos de olhos, porém as correções não estão bem definidas:
– Olhos fundos: iluminar toda parte móvel da pálpebra superior com uma sombra clara e cintilante, até o côncavo. Aplicar sombra marrom médio no côncavo, do canto externo para o interno e esfumar em direção aos supercílios, sem encostar nas sobrancelhas. Iluminar o arco da sobrancelhas com sombra opaca bege claro. Aplicar delineação fina nos cílios superiores e inferiores. Obs.: Esta é a mesma correção para olhos pequenos.
– Olho com pálpebra baixa (peixe morto). Mesma correção de olhos fundos.
– Olho com pálpebra caída. Este tipo de olho não se refere a um formato em si, mas a uma condição de excesso e/ou flacidez de pele na pálpebra superior, fazendo com que esta caia sobre os olhos. Aplicar sombra marrom médio, com pouco brilho em toda parte móvel, esfumando até o côncavo. Sombra opaca bege claro nos supercílios e no cantinho interno. Pode aplicar um pouco de sombra marrom escuro no canto externo, sem trazê-la para dentro da pálpebra superior. Delineação esfumada fina nos cílios superiores e inferiores. Obs.: Esta técnica é a mesma para olhos redondos, porém a sombra marrom pode ser mais escura. Também a mesma que utilizo em maquiagem de senhoras e algumas maquiagens diurnas.
– Olhos salientes: São projetados para fora, geralmente são grandes. Aplicar sombra escura e opaca em toda parte móvel esfumando em direção ao côncavo. Fazer o acabamento do côncavo com sombra marrom médio esfumando no encontro com a sombra escura. Iluminar os supercílios com sombra opaca bege claro. Delineação grossa nos cílios superiores e inferiores, inclusive na linha d’água (dentro do olho). Obs.: Esta é a mesma correção para olhos grandes.
– Olhos amendoados: Tem o formato de uma amêndoa, pois são mais fechados no centro. Seu canto externo se encontra acima da linha centro dos olhos. Iluminar o terço médio da pálpebra superior com uma sombra clara e cintilante. Sombrear os cantos internos com sombra opaca marrom médio e os cantos externos com sombra opaca marrom escuro, terminando o traçado de forma arredondada. Delineação superior e inferior. A linha d’água deve ser feita com lápis bege.
– Olhos caídos: Sombra clara (cintilante ou opaca) no canto interno da parte móvel e escura (cintilante ou opaca) no canto externo. Fazer o acabamento com sombra opaca marrom médio ou claro no côncavo, fazendo um puxadinho para cima. Delineação com delineador líquido, desenhando o puxadinho no canto externo. Delinear os cílios inferiores sem encontrar no canto externo com a delineação superior. Lápis bege ou branco na linha d’água. Iluminar os supercílios com sombra opaca bege claro.
– Olhos juntos: O espaço entre os olhos é menor que a largura do olho. Iluminar o canto interno e sombrear o canto externo. Pode ser uma maquiagem bem parecida com a anterior.
– Olhos separados: Entre os dois olhos cabe mais de um olho. Sombrear com sombra opaca marrom claro o canto interno e iluminar o canto externo. Marcar o côncavo com sombra marrom médio esfumando em direção ao supercílios. elinear os cílios inferiores sem encontrar no canto externo com a delineação superior. Lápis bege ou branco na linha d’água. Iluminar os supercílios com sombra opaca bege claro.
Fotos e maquiagens: Alessandra Faria.
Imagens: Reprodução.
Oi, tudo bem? Adorei o post, com certeza vai me ajudar muito. Eu tinha muita dúvida de como maquiar os olhos "peixe morto", hahaha.
Aproveito e lhe convido para conhecer meu blog! Um beijo.
Obrigada pela visita Natália.
Bjos