Olá Queridas!

A cultura e artesanato dos índios norte americanos chamados Navajo estão em alta e prometem invadir o asfalto no próximo verão e inverno 2014.

 navajo tendência

A tribo Navajo, que se autointitula Dineh, o Povo,  habita a América do Norte  e pertence ao ramo linguístico Athapaskan. A tribo é procedente da região norte e hoje ocupa um planalto que atravessa a maior parte do Arizona, do Novo México e de Utah – em termos territoriais é considerado o maior espaço nativo dos Estados Unidos, que cobre uma área aproximada de 27.000 quilômetros quadrados. (fonte)

Muitos de seus integrantes ainda vivem da forma tradicional, da agricultura ou pastoreio de ovelhas, cavalos e gado e realização de cerimônias em construções de oito lados chamadas hogans, para alimentar um estado de harmonia espiritual conhecida como hozho. (fonte)

A cultura, artesanato e tradição Navajo são preservadas e difundidas através de suas cerimônias espirituais que são sempre ricas em dança e música, práticas que melhor caracterizam este povo.

Sua riqueza no artesanto é tendência atual e vários estilistas no mundo inteiro se inspiraram nela para desenvolver suas coleções.

navajo tendência2

Elementos como franjas, camurça, cordão, couro, madeira, desenhos geométricos, cores terrosas, pedras turquesa (a pedra símbolo dos Navajo), uso de contas, penas, sementes, o tressê, uso de cores contrastantes nas estampas, são típicos desta cultura indígena.

O uso de elementos étnicos e naturais faz parte do estilo exótico (veja na fan page) e pode ser incorporado ao boho chique, tendência do verão passado que se repete.

navajo tendência3

navajo tendência6

Como usar a tendência: combine um ou dois elementos que remetem à cultura Navajo com outros neutros esportivos e/ou com toque clássico.

Fotos: Reprodução.