Olá Queridas!
Cinema e pipoca são dois grandes “amantes inseperáveis”, como queijo e goiabada.
Ir a uma sessão de cinema sem sentir o cheiro e o desejo pela pipoca é quase inevitável. Quando levo minha dieta bem a sério me encho de remorso após um cineminha, pois não consigo resistir à tentação.
Mas, será a pipoca vilã ou mocinha dessa aventura gastronômica? Recebi um email de minha tia que me fez concluir que não. Então após uma pesquisa rápida descobri que a pipoquinha do cinema pode até ser considerada alimento funcional e saudável, desde que não se adicione os vilões refrigente, sal, gordura e açúcar em seu “enredo”.
Alguns valores nutricionais:
A pipoca é rica em fibras, o que é super importante para o corpo, pois estimula a digestão e o funcionamento do intestino.
Estudos recentes da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos comprovaram que a pipoca reúne mais certos antioxidantes do que uma porção de frutas e verduras, ajudando na guerra dos radicais livres, moléculas que provocam de envelhecimento precoce a câncer.
Um petisco saudável
Quando não está revestida de manteiga ou com óleos, a pipoca pode ser um substituto muito saudável para batatas fritas e outros aperitivos altamente calóricos que são frequentemente cheios de gordura saturada. Além disso, ela possui um amido chamado de “resistente” que passa intacto pelo trato digestivo, impedindo o aumento repentino de glicose.
Livre de manteiga
A pipoca é mais saudável livre de manteiga ou variados. Adição de manteiga ou óleo pode aumentar o nível de gordura saturada. A pipoca de panela é mais saudável do que a pipoca de microondas, uma vez que a gordura utilizada nas embalagens é mais calórica do que a que você poderá optar para fazer em casa. O óleo mais recomendado é o de canola.
Baixas calorias
Uma xícara de pipoca (sem adições) contém apenas 31 calorias. Portanto, é um ótima opção como petisco ou lanchinho da tarde.
Observação:
– a pipoca não é indicada para crianças menores de 3 (três) anos devido a probabilidade de engasgamento.
Maiores informações ou dúvidas, procure seu nutricionista.
Fonte: não identificada.
Fotos: reprodução.