Olá Queridas!

Nas Dicas de Maquiagem de hoje, vamos ver como usar corretivo colorido para disfarçar   olheiras e manchas como melasmas, cloasmas e cicatrizes.

dicas-de-maquiagem-como-usar-corretivos-coloridos-alessandra-faria-Corretivo-como-escolher-a-cor-certa-3

Se você sofre com olheiras, provavelmente, já deve ter experimentado vários tipos e cores de corretivo. Talvez tenha obtido sucesso, talvez não.

No post sobre Corretivo Efeito Panda às Avessas, deixei algumas dicas sobre cores de manchas ou olheiras e como usar corretivo colorido mais adequado para neutralizá-los.

Hoje vou explicar o porquê da escolha dos corretivos coloridos para tirar olheiras (disfarçar) e manchas. Para isso, é necessário entender um pouquinho o que são olheiras e a teoria das cores.

Olheiras são “manchas mais ou menos lívidas que aparecem na zona palpebral inferior; podem ser devidas a uma hiperpigmentaçao da pele (de origem hereditária), ou acumulação de sangue devido a pequenos hematomas que se formam nesta zona mais fina e transparente da pele.”

 A olheira pigmentar, que é de origem hereditária, geralmente acomete as pálpebras superiores e inferiores, criando um círculo ao redor dos olhos de cor amarronzada escura. Essa olheira pode vir acompanhada de um excesso de pele ou pele mais grossa ao redor dos olhos e pode ser agravada pela privação de sono, alergia, ou outro fator, tornando-se mais escura e arroxeada. Esse tipo de olheira ainda não tem um tratamento totalmente eficaz, mas o uso de vitamina k, laser ou despigmentantes podem melhorar o problema. Consulte um dermatologista para escolhera a melhor opção para você.

dicas-de-maquiagem-corretivos coloridos maquiagem alessandra faria estilo e maquiagem 2

A olheira não pigmentar pode ser resultante de cansaço, privação de sono, período pré-menstrual, alergia ou abatimento por doenças, entre outros fatores. Essa olheira, geralmente, é roxa ou azul arroxeada, como um hematoma. Ela pode ser aliviada com uso de compressas de camomila, géis calmantes para área dos olhos, entre outros.

corretivos coloridos maquiagem alessandra faria estilo e maquiagem 3

Para disfarçar olheiras com maquiagem, assim como  manchas, espinhas e cicatrizes, utilizamos a teoria das cores complementares:

complementares ou contrastantes: são aquelas que se opõem no círculo das cores, ou seja, são cores secundárias que se opõem a uma primária que não entrou em sua composição. Essas cores quando sobrepostas se anulam ou se completam. Ex.: verde anula o vermelho e vice-versa, o azul anula o laranja e o amarelo anula o roxo.

 como usar corretivos coloridos alessandra faria

Portanto:

– para olheira roxa o melhor é corretivo amarelo;

– para olheira roxa azulada e manchas no rosto azuis o melhor é o corretivo laranja;

– para manchas na pele vermelhas como vasinhos, espinhas e rosáceas o melhor é o corretivo verde;

– para melasmas e cloasmas amarronzados o melhor é o corretivo amarelo.

Eu gosto de fazer uma mistura que se adapta a quase todo tom de pele e mancha: primeiro aplico o corretivo amarelo da Mary Kay e por cima o corretivo cremoso NW30 da MAC, pois ele tem um fundo bege rosado e quando aplicado sobre o amarelo, resulta num tom alaranjado que fica perfeito para olheiras azul arroxeadas.

Obs.: Para a escolha do corretivo colorido, o ideal é que ele não tenha a cor pura, mas seja tom de pele (bege) colorido: bege rosado, bege amarelado, bege alaranjado), como os corretivos coloridos da Graftobian.

como usar corretivos coloridos dicas de maquiagem alessandra faria

Quais dicas de maquiagem você gostaria de ver aqui no blog?

Fotos: reprodução.

Post reeditado.

8 Replies to “Dicas de maquiagem: saiba como usar corretivo colorido para disfarçar olheiras e manchas.”

  1. Oi Alessandra, ótimas dicas do corretivo. Gostaria que você postasse umas dicas de maquiagem para olhos, bem simples, para usar no dia a d ia para trabalhar, e que fosse rápida para fazer. Bjs

  2. Alê, eu não tenho olheiras escuras e nem muitas manchas no rosto. O que me incomoda mesmo são as "bolsas" na pálpebra embaixo dos olhos, já usei milhares de produtos dos mais caro ao mais barato para resolver, e tento solucionar esse "problema" desde que me entendo por gente e gosto de maquiagem.

    Porém eu sempre abri mão do corretivo, uso mesmo só a base. Em caso de espinha (um problema ocasional) eu uso o bastão secativo. Mas confesso que gostaria de ter uma paletinha dessas de corretivo e você explicou muito bem … =)

    abraços!

    1. Obrigada pela visita. No seu caso Cássia, o uso de corretivo não é recomendado mesmo. Vc está fazendo certinho: só a base. Se as bolsas forem causadas por inchaço (edema) uma boa drenagem linfática ou compresas com pepino e/ou chá de camomila ajudar a suavizar. Se as bolsas são causadas por um acúmulo de gordura que pode acometer esta área (hereditário) só mesmo um bom médico e bisturi.
      Bjos.

      1. Pois é, o problema é hereditário! Tenho feito uns tratamentos em uma clínica de estética, parecem ser muito bons e lá eles oferecem algo não tão invasivo. Mas já pensei sim na cirurgia!

  3. Oiii profe.. Qual marca que vc indica???
    Muito bom seu blog!!!
    Bjos

  4. Olá, eu tenho olheiras bem escuras, desde que entrei na universidade, tenho uma amiga que me recomendou um serum com vitamina k e haloxyl,
    ela diz que funcionou muito bem com ela, pois ja tinha tentado muita coisa, e que nada tinha funcionado, será que me podiam dar uma opinião?
    la eles dão a mesma explicação que vocês para a causa das olheiras, estou tentada a comprar, mas ainda na duvida ela me deu este
    endereço http://www.adeusolheiras.com

    Ajudem por favor estou desesperada depois de tudo o que ja tentei para acabar com as olheiras

    1. Olá Marisa,
      obrigada pela visita.
      Bem, como profissional na área da beleza, cheguei à conclusão, depois de ver muitos casos de alunas e clientes, que olheiras não tem solução. Principalmente, as pigmentares que forma um círculo ao redor dos olhos. Existem produtos e procedimentos que minimizam sua aparência, mas apenas um profissional na área de dermatologia poderá te indicar qual o melhor tratamento. Minha recomendação é que procure um dermatologista.
      Um abraço,

Comments are closed.