Iniciamos hoje uma nova coluna no blog: a Sexta Gourmet. Convidei a fofa da Gabriela Procópio, uma amante da culinária, que está dando seus primeiros passos neste mundo de cheiros, cores e sabores, para ser nossa colaboradora nesta coluna. A Gabi dará dicas sobre apresentação de pratos, decoração e receitas fáceis de fazer, mas deliciosas de ver e de comer.
Provavelmente, iremos presenciar o nascimento de uma grande chefe de cozinha!
Bom, aqui vai o meu primeiro post junto com a Alessandra para a coluna Sexta Gourmet! Tenho 15 anos e sou apaixonada por culinária, e a cada dia que passa tenho mais certeza da minha futura escolha profissional, aqui irei passar receitas (testadas por mim) e dicas que fazem com que a culinária torne algo prazeroso e divertido!
Para começar, vou falar um pouco sobre a importância da apresentação de um prato!
Assim como você precisa vestir uma roupa bonita, uma maquiagem deslumbrante e um sapato divino, um prato também merece ter uma boa apresentação. Cozinhar não é apenas seguir uma receita, cozinhar é uma arte. Com um prato bem montado podemos tornar uma receita simples em algo sofisticado. Para um macarrão, por exemplo, basta colocá-lo em formato de um ninho e o molho no meio, para que saia do padrão. É válido lembrar que comemos também com os olhos! Um corte diferente, um fio de molho ou azeite, uma erva ou até mesmo um tomatinho cereja deixam o prato diferente.
Sobremesas simples como rodelas de abacaxi passadas na frigideira com mel e canela, enfeitadas com folhas de hortelã, ficam mais gostosas ainda se estiverem bem apresentadas. Você não precisa ser um profissional no assunto, mas tentar nunca é demais, pegue uma receita que costuma fazer e faça uma apresentação diferente, você perceberá que até o gosto muda!
Até a próxima!
Gabriela Procópio
Só de olhar já deu água na boca!